No dia de hoje – há exatos 46 anos – Maysa, uma das maiores vozes da nossa MPB de todos os tempos, nos deixava de forma inesperada, com apenas 40 anos, vítima de um acidente de carro na Ponte Rio-Niterói.
A cantora, compositora, instrumentista e atriz era dona de uma voz brilhante, de um poder de interpretação inconfundível, personalidade forte e transgressora.
Maysa foi considerada uma das melhores cantoras da sua geração e transformou a música popular brasileira para sempre, influenciando muitos artistas que vieram depois como:
12 curiosidades sobre Maysa
Trouxemos uma lista com 12 curiosidades sobre Maysa, para homenagear essa grande artista brasileira.
1 -Apesar de nascer no Espírito Santo, Maysa passou a infância no Rio de Janeiro e estudou em um colégio interno em Paris, na França
Nascida em 1936, em uma família rica e tradicional do Espírito Santo – era neta e bisneta de políticos importantes da região e sua família era dona de grandes propriedades no estado – Maysa passou a infância no Rio de Janeiro, estudou em colégio interno em Paris e, depois, viveu em São Paulo.
2 – Maysa rompeu padrões em uma época em que poucas mulheres atuavam como compositoras
Sonhava em ser cantora desde criança e tinha uma aptidão natural para a música. Foi autodidata no violão e estudou canto para se aperfeiçoar. Compondo pouco mais de 30 canções ao longo de sua carreira, Maysa rompeu padrões em uma época em que poucas mulheres atuavam como compositoras.
3 – Quando jovem, era uma das poucas mulheres que usavam calça comprida, cabelos curtos, fumavam e bebiam em público
Uma mulher ousada e à frente de sua época, rompeu padrões também de comportamento: quando jovem, era uma das poucas mulheres que usavam calça comprida, cabelos curtos, fumavam e bebiam em público, o que chocava a sua família e a alta sociedade em que convivia, sendo alvo de muitas críticas de uma sociedade conservadora.
4 – Maysa sofreu muito preconceito da sociedade por escolher a carreira artística
Maysa sofreu muito preconceito por escolher seguir a carreira artística em uma época em que as cantoras e atrizes eram muito julgadas, e teve até que abandonar o primeiro marido e o filho – o hoje diretor Jayme Monjardim – porque o marido não aceitava a sua carreira.
5 – Teve uma vida turbulenta e relacionamentos amorosos conturbados, os quais refletiram em suas canções
Uma das maiores vozes do samba-canção, Maysa teve uma vida turbulenta e relacionamentos amorosos conturbados, que refletiam em suas composições melancólicas e na forma dramática e passional que interpretava as canções.
Ela dizia que era intensa demais e que as outras pessoas eram superficiais e, por isso, não entendiam seus sonhos e sentimentos. Trazia essa densidade toda para a sua voz e interpretação sensível, em canções que exaltavam o amor romântico e o sofrimento de um amor não realizado.
6 – Seu primeiro álbum fez tanto sucesso que alavancou a sua carreira dentro e fora do país
Já com seu primeiro álbum – Convite para ouvir Maysa, de 1956, – fez tanto sucesso, que alavancou a sua carreira dentro e fora do país. O disco contava com oito canções, todas compostas por Maysa como:
- Marcada;
- Não Vou Querer;
- Tarde Triste;
- a autobiográfica Resposta;
- e Adeus, que ela compôs com apenas 12 anos de idade.
O álbum já trazia toda a densidade que Maysa mostraria ao longo de toda a sua obra.
7 – A renda de seu primeiro disco foi revertida para o Hospital do Câncer
Toda a renda deste disco foi revertida para o Hospital do Câncer e a foto de Maysa não aparecia na capa do disco, tudo isso a pedido de seu ainda marido na época, que não queria que o nome de sua família fosse ligado à cantora.
8 – Com seu álbum de estreia, Maysa viajou o mundo e se apresentou nas maiores casas de espetáculos de cada país
Com seu álbum de estreia, Maysa vendeu milhões de cópias, viajou o mundo se apresentando nas maiores casas de espetáculo de cada país, e foi considerada a maior revelação feminina, melhor cantora, principal voz feminina do país, melhor compositora e melhor letrista.
9- Sua canção ‘Mundo Novo’, de seu terceiro álbum, foi pouco aceita pelo público por ser considerada “alegre demais”
Meu Mundo Caiu, maior sucesso da cantora, veio em seu terceiro álbum. Uma curiosidade desse disco é que a canção Mundo Novo foi pouco aceita por seu público, que considerou-a alegre demais para o padrão “cantora de fossa” que Maysa apresentava desde o começo de sua carreira e do qual era considerada uma grande musa.
10 – Maysa também cantou bossa nova, porém sem deixar o seu tom intenso
Mais tarde – enveredou também para um lado um pouco mais leve, da bossa nova, e gravou canções como:
- Eu Não Existo Sem Você;
- A Felicidade;
- e Água de Beber (essa e todas acima de Tom Jobim e Vinícius de Moraes);
- e O Barquinho (de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli), sempre dando um tom mais intenso às canções, principal marca de sua personalidade artística.
11 – Maysa sofria de uma forte depressão, que a acompanhou por toda a vida
Sua vida foi marcada, além de por seu talento impressionante, por suas explosões temperamentais e pelos escândalos em que envolvia-se com seus parceiros, muitas vezes noticiados pela mídia.
Maysa sofria de uma forte depressão, que a acompanhou por toda a vida. Ela cometeu algumas tentativas de suicídio e tinha vício em álcool, cigarro, calmantes e anfetaminas.
12 – Maysa faleceu após um acidente de carro na ponte Rio-Niterói, aos 40 anos
No dia em que morreu, aos 40 anos, ao sofrer um acidente de carro na ponte Rio-Niterói, estava voltando – sóbria – do casamento de seu filho.
Uma das últimas anotações encontradas em seu diário foi:
“Hoje é novembro de 1976, sou viúva, tenho 40 anos de idade e sou uma mulher só. O que dirá o futuro?”.