No ano em que completa 78 anos de veiculação ininterrupta, a revista científica Brazilian Archives of Biology and Technology (BABT), editada pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), passa por importante processo de atualização de suas normas e política editorial. É uma publicação 100% paranaense, que desde 1946 divulga artigos originais de pesquisa e revisões, contribuindo para o fortalecimento da produção científica, nacional e internacional.
A gerente do Centro de Informações Tecnológicas do Tecpar, Lívia Nogueira, explica que as mudanças têm como objetivo ampliar a transparência, acessibilidade e impacto das pesquisas publicadas, consolidando o compromisso do BABT com a excelência científica e a disseminação de conhecimento.
“Ao implantar atualizações constantes na revista BABT, o Tecpar reforça sua vocação histórica como referência em pesquisa e inovação. Ao mesmo tempo em que mantém o rigor científico, tanto em relação à forma como ao conteúdo, também busca se ajustar ao processo contínuo de evolução da ciência”, afirma.
ATUALIZAÇÃO – Uma das atualizações é que a revista foi adequada aos critérios da PubMed, uma plataforma de busca da U. S. National Library of Medicine (NLM) que reúne cerca de 33 milhões de citações e resumos de artigos de investigação em biomedicina. Este é o primeiro passo para que, futuramente, o BABT tenha seus artigos indexados neste que é um dos principais bancos de dados em pesquisa biomédica do mundo.
A atualização do escopo, que define a área de abrangência do periódico, é outro aspecto fundamental para definir a identidade da revista. Neste sentido também foram implementadas mudanças no escopo editorial do BABT, reforçando o foco em tecnologias inovadoras. A partir de agora, os artigos submetidos devem conter uma aplicação prática voltada à tecnologia em uma das seguintes áreas: biologia, saúde, agricultura e meio ambiente.
Outra novidade é que a revista reforçou seu alinhamento aos princípios da Ciência Aberta, que tem sua abordagem fundamentada nos seguintes princípios: impacto, diversidade, equidade, inclusão e acessibilidade (IDEIA). “Esses princípios contrariam os processos de publicação fechado e privado, com longos períodos de espera para divulgação de trabalhos inéditos, e artigos com acesso restrito a assinantes, prática que era comum a muitos periódicos”, diz Lívia.
Desde 2001, a BABT está disponível em formato eletrônico na biblioteca digital de artigos científicos Scientific Electronic Library Online (SciELO), o que possibilita que o conhecimento esteja acessível à população, já que a revista é aberta e no formato digital.
OCTAGENÁRIA – Para celebrar os 80 anos da revista, que acontece em 2026, a equipe editorial está preparando uma edição especial comemorativa com o tema Inovações Tecnológicas para a Saúde Única (Technological Innovations for One Health) e já está recebendo manuscritos. Os pesquisadores interessados podem acessar as instruções e também o modelo (template) para formatação AQUI.
PARANAENSE – O BABT se consolidou como uma das revistas científicas de maior expressão e relevância no cenário nacional e tem avançado na internacionalização. Essas credenciais atraem um número cada vez maior de pesquisadores nacionais e internacionais, que buscam publicar seus manuscritos na revista.
Nos últimos dois anos, o número de artigos publicados no periódico aumentou de 167, em 2023, para 205, até novembro de 2024 – além de uma edição especial sobre Ciência do Solo, que reuniu 10 artigos.
A revista é apoiada por importantes instituições ligadas à produção científica. Entre elas estão o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti) e a Fundação Araucária.