Para impulsionar a produção cultural de jovens, o Ministério da Cultura lançou, nesta terça-feira (25), o Programa Rouanet da Juventude. A iniciativa beneficia quem tem entre 15 e 29 anos de idade e vive nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. O investimento inicial, em parceria com a Shell Brasil, é de R$ 6 milhões.
O programa busca nacionalizar os incentivos da Lei Rouanet para a juventude de regiões e segmentos historicamente marginalizados, como comunidades quilombolas, indígenas, LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e moradores de periferias urbanas. De acordo com o Ministério da Cultura, pelo menos 5 mil jovens serão capacitados por meio de oficinas presenciais e online para elaboração de projetos culturais.
A partir das oficinas, os participantes poderão apresentar propostas, como para produzir filmes de curta-metragem. Cada projeto aprovado poderá receber até R$ 200 mil, com acompanhamento técnico para garantir a viabilidade e o impacto social. O edital de chamamento foi publicado nessa segunda-feira (24) no Diário Oficial da União.
Para se inscrever, é necessário morar em uma das três regiões mencionadas, ser criativo e apresentar um conteúdo informativo. A lista completa de requisitos está disponível no site do Ministério da Cultura.
As inscrições vão até 30 de abril. O processo de avaliação e seleção dos projetos acontecerá entre 15 de maio e 15 de novembro, com início da execução previsto para janeiro de 2026.
*Com supervisão de Bianca Paiva