O Viva Maria reverencia o carnaval de Olinda, que começa nesta quinta-feira (27/2). E para comemorar, o programa conversa com a jornalista musical Sara Mascarenhas. Ela fala sobre o Galo da Madrugada, o bloco mais tradicional da folia na cidade pernambucana.
“Tá todo mundo esperando com orquestra, com grupos de maracatu, afoxé, todo mundo ali muito entusiasmado pra ver. E o Galo, esse ano, tem uma peculiaridade. Ele traz a luta pela inclusão social. Então o Galo, além de ter sido feito só com garrafas pet, também traz no peito o colar do símbolo do transtorno do espectro autista, trazendo a inclusão e promovendo um momento onde as pessoas que têm o espectro autista podem estar curtindo a festa também”.
Sara explica também as ações específicas para esse segmento da população e para o combate ao assédio às mulheres durante a festa.
“Tem um camarote dedicado às pessoas com transtorno do espectro autista, para serem recebidas e poderem curtir o carnaval sem grandes precipitações. Então vai ser uma festa muito linda. Também são muitas ações voltadas para o cuidado da mulher. Os próprios ambulantes sendo preparados e treinados para socorrer e encaminhar as mulheres para onde elas podem ser atendidas e fazer suas denúncias e receber o acolhimento necessário nesse momento. Então é uma festa que tem muita alegria e tem muita preocupação para que todo mundo curta com muita dignidade, com muita liberdade.”