O Paranacidade, Serviço Social Autônomo vinculado à Secretaria das Cidades (Secid), reafirmou nesta semana o seu apoio ao Pacto Global das Nações Unidas, com a sustentabilidade corporativa e implementação da Agenda 2030. A pasta apresentou um Comunicação de Engajamento (COE) referente ao período de 26 de novembro de 2022 a 27 de novembro de 2024 à ONU. No documento, foram descritas ações que apoiam continuamente o Pacto Global e seus princípios, de forma com que o Estado continue a desenvolver atividades com esse fim.
De acordo com a secretária das Cidades e superintendente do Paranacidade, Camila Mileke Scucato, o objetivo é que os investimentos vinculados à pasta tornem as cidades sustentáveis, igualitárias, inclusivas e resilientes. “O objetivo do Paranacidade é aliar ações em prol da defesa dos Princípios do Pacto Global, da Agenda 2030 e seus ODSs, com a missão de fomentar e executar atividades e serviços, relacionados ao desenvolvimento regional, urbano e institucional dos municípios paranaenses”, afirmou.
O Pacto Global foi criado para mobilizar a comunidade empresarial e organizações para a promoção de princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de atuar com impacto mensurável nos ODSs. O objetivo é ajudar as organizações a redefinirem suas estratégias e ações.
Com renovação a cada dois anos, o Paranacidade reafirma pela quarta vez a adesão ao Pacto Global da ONU. Com isso, é renovado o comprometimento da instituição em adotar práticas corporativas mais sustentáveis em suas áreas, atendendo às regulações propostas pela ONU.
O analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias, explica que na apresentação do documento foram descritas ações realizadas no período de 2022 a 2024. Ele cita como destaque o lançamento da Plataforma Ação x ODS x Meta – Paranacidade/SECID.
“No Dia Mundial das Cidades, a Secid apresentou os primeiros resultados da Plataforma de Monitoramento Ação x ODS x Meta: Secid – Paranacidade, que identifica as ações realizadas e os valores investidos em obras e equipamentos pelo Governo, vinculados aos ODS, que integram a Agenda 2030 da ONU. Essa plataforma apresenta em tempo real, por município ou por associação de municípios, os resultados da parceria com a Secid/Paranacidade”, afirma.
No total, através das ações da Secid/Paranacidade, foram alcançados 12 dos 17 ODSs e 30 das 169 metas, totalizando 10.149 ações. O investimento total no período foi de R$ 8,5 bilhões em todos os 399 municípios. Entre elas estão construção de parques, vias urbanas com acessibilidade, complexos esportivos, drenagem urbana, centros de idosos e unidades básicas de saúde.