Aero-Cross seria um jogo de plataforma para o Xbox 360 e PlayStation 3 que serviria como sequência/remake de um game para Arcade lançado em 1985 (!) chamado Metro-Cross, que chegou a receber conversões para vários videogames na época, e que ficou bem popular no Japão. Isso porque na época, a Bandai Namco estava lançando jogos sob o título de “Namco Generations”, e nele foi lançado o Pac-Man Championship Edition DX e o Galaga Legions DX, sendo que o Aero-Cross seria o terceiro game dessa série.
A produção ficou a cargo de Hideo Yoshizava, o criador de Klonoa e de Mr.Driller, e ele quis se aproveitar da tecnologia atual para fazer um gameplay co-operativo na internet. A ideia da jogabilidade é superar obstáculos e encontrar o caminho mais rápido para chegar até o final. O título foi anunciado em outubro de 2010.
No entanto, mesmo que o game original tenha alcançado relativo sucesso em seu país de origem, ele não chegava a ser tão reconhecível quanto o Galaxian e nem o Pac-Man, e por isso várias publicações da época ficaram confusos sobre se tratar de um jogo inédito ou não.
Além disso, a medida que o tempo foi passando, não houve nenhuma novidade sobre o título, o que levou muita gente a especular que o game tinha sido cancelado, algo confirmado pela própria Bandai Namco em dezembro de 2012, citando “várias circunstâncias”.
Vários canais demonstraram insatisfação com o cancelamento de Aero-Cross, já que muitos acreditavam em seu potencial. O jornalista Jordan Devore, da Destructoid, acreditou que este título, que viria para o Xbox 360 e Play3, faria mais sentido ser lançado para mobiles, pois assim atingira um público muito maior e faria mais sentido com o gameplay proposto.
Vale dizer que o jogo original chegou a ser relançado no Namco Museum Volume 5 para o PlayStation, e também para o Namco Museum Virtual Arcade para o Xbox 360.