Nesse domingo (19), a Agência Espacial Brasileira realizou o primeiro lançamento de um foguete comercial, numa parceria inédita com uma empresa privada estrangeira.
O lançamento experimental, não tripulado, do foguete sul-coreano HANBIT-TLV, aconteceu no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão.
O veículo, fabricado pela empresa de tecnologia aeroespacial InnoSpace, levou a bordo carga útil desenvolvida 100% no Brasil, em um voo que durou 4 minutos e 33 segundos.
A parceria entre a Agência Espacial Brasileira e uma empresa privada estrangeira é inédita porque foi a primeira vez que a Base de Alcântara sediou a decolagem de um foguete de uma empresa privada.
O foguete levou como carga útil um Sistema de Navegação Inercial do tamanho aproximado de um celular. Esse sistema é um experimento tecnológico essencial para navegação autônoma de foguetes.
O presidente da Agência Espacial Brasileira, Carlos Moura, acompanhou o lançamento e falou das possibilidades para o Brasil nesse mercado.
O Centro de Lançamento de Alcântara é considerado estratégico no mercado espacial devido à proximidade de apenas 17 minutos em relação a Linha do Equador. Essa localização faz com que os voos partindo de lá cheguem mais rápido ao espaço, resultando em economia de combustível, um dos principais gastos para essa operação.