Os finalistas ao Oscar 2025 foram anunciados, nesta quinta-feira, 24, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Comprovando a ótima fase do cinema brasileiro, Ainda Estou Aqui foi indicado a Melhor Filme; Melhor Filme internacional; e Fernanda Torres, a Melhor Atriz.
Essa é a primeira vez que o cinema nacional disputa a estatueta dourada na categoria principal de Melhor Filme.
Mas, a produção de Walter Salles tem concorrentes de peso como Emilia Perez. O musical em espanhol, do diretor francês Jacques Audiard, recebeu 13 indicações, incluindo também Melhor Filme; Filme Internacional; Direção; e Melhor Atriz, para Karla Sofía Gascón. Outras três concorrentes disputam essa categoria são: Cynthia Erivo, de Wicked; Mikey Madison, de Anora; e Demi Moore, de a Substancia.
Na sequência, com maior número de indicações estão os filmes Wicked e O Brutalista, cada um disputando dez estatuetas, incluindo Melhor Filme, os dois.
Para Melhor Ator, concorrem Adrien Brody, em O Brutalista; Timotée Chalamet, Um Completo Desconhecido; Colman Domingo, pelo filme Sing Sing; Ralph Fiennes, por Conclave; e Sebastian Stan, com O Aprendiz.
Na categoria de Melhor Filme Internacional, Ainda estou Aqui concorre, além de Emilia Perez, com: A Garota da Agulha, da Dinamarca; a Semente do Fruto Sagrado, da Alemanha; e Flow, da Letônia.
Já como melhor filme, a briga vai ser com Anora, O Brutalista, Um completo desconhecido, Conclave, Duna Parte 2; Emilia Pérez, Nickel boys, A Substância e Wicked.
Ao todo, o Oscar vai premiar 23 categorias. Os vencedores serão conhecidos no dia dois de março, em uma cerimônia em Los Angeles. Agora é esperar pela festa do cinema mundial torcendo pelo cinema nacional.