Uma startup desenvolveu um aplicativo que fornece informações meteorológicas em tempo real para os usuários.

Batizado de Cittua, o aplicativo fornece a previsão do tempo específica para o local onde a pessoa está, o estágio operacional do município e o grau de risco de deslizamentos.

A ferramenta será lançada ainda neste semestre em fase de testes na Comunidade da Floresta, em Petrópolis, região Serrana do Rio de Janeiro, uma das áreas bastante afetadas no temporal de janeiro do ano passado, que deixou mais de 200 pessoas mortas.

A empresa tem acesso aos dados dos pluviômetros e estações meteorológicas instaladas no estado e, mais recentemente, numa parceria com o Instituto Estadual do Ambiente, passou a ter acesso aos dados obtidos pelos dois radares meteorológicos mantidos pelo Instituto.

Segundo Victor Azevedo, fundador e CEO da Wiiglo, startup que desenvolveu a tecnologia, a ideia é estabelecer parcerias com os municípios para que haja uma interação entre a cidade e o usuário.

O aplicativo ainda prevê notificações personalizadas, mensagens de SMS com alertas, orientação sobre rotas de fuga e um conteúdo educacional com orientações. A iniciativa foi financiada pela Faperj, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio. 



Via Fonte