Home Editorias Agricultura Após reunir centenas de pessoas em Campo Mourão, Caminhadas na Natureza segue...

Após reunir centenas de pessoas em Campo Mourão, Caminhadas na Natureza segue para Ortigueira


Desafiador, cansativo e revigorante. O Circuito Boicotó de Boa Esperança, em Campo Mourão, no Centro-Oeste do Paraná, uniu cerca de 700 caminhantes em sua 9ª edição, realizada neste final de semana, dentro do projeto Caminhadas da Natureza, organizado pelo IDR-Paraná. O evento contou com parceria com a Prefeitura de Campo Mourão.

Os 14 quilômetros desse circuito passam por diferentes trilhas – mata nativa, pastagens, encostas, morros, rios, cachoeira, grutas – preparadas por produtores rurais da comunidade de Boa Esperança. A caminhada agregou comitivas de Campo Mourão e de 19 outros municípios. A agroindústria familiar e os produtos locais se fizeram presentes no café colonial servido no início da jornada e no almoço.

O percurso teve apoio dos profissionais da Secretaria Municipal da Saúde, que ficaram postados em quatro pontos, onde também havia água potável. A caminhada possibilitou ainda a arrecadação de 160 quilos de alimentos não perecíveis, que serão doados para entidades de assistência social da região.

A próxima etapa do projeto acontece em Ortigueira, nos Campos Gerais, que está com as inscrições abertas. São 10 quilômetros e 235 das 400 vagas já estão preenchidas. Ele acontece das 8às 12h e envolver 20 famílias. O trajeto é composto por trilhas e estradas rurais. 

A Colônia Augusta Vitória, onde acontece o percurso, foi fundada em 22 de outubro de 1932 pelo pastor luterano Guilherme Furmann, chegando a receber refugiados das guerras europeias. Hoje, muitos filhos e netos, principalmente de alemães, vivem nesse lugar. A Colônia fica no Distrito do Barroso, na estrada que liga Ortigueira a Telêmaco Borba.

PROJETO – O projeto Caminhadas da Natureza é organizado pelo IDR-Paraná em parceria com municípios onde é realizado. Ele foi criado para incentivar o Turismo Rural no Paraná. Elas contam com circuito bem definido, acompanhamento e alimentação, que é realizada em parceria com pequenos hotéis, restaurantes ou propriedades rurais. Em 2022, por exemplo, foram executados 107 circuitos com 56,6 mil pessoas inscritas.

O calendário de maio encerra em Ortigueira, mas o primeiro semestre ainda terá edições em Altamira do Paraná, Tibagi, Morretes, Paiçandu, Londrina, Pontal do Paraná e São José dos Pinhais. Confira a programação AQUI.

“É uma política pública que se propõe a levar desenvolvimento para as comunidades rurais, sobretudo da agricultura familiar, além de expandir o conhecimento das pessoas sobre as regiões onde elas vivem”, afirma a coordenadora estadual do projeto, Terezinha Busanello Freire.

Além do Caminhadas da Natureza, o IDR-Paraná desenvolve outros projetos para estimular o Turismo Rural no Estado, como a integração de produtores na Rota do Queijo, Rota da Lavanda e Caminhos da Uva, além do projeto Mulheres do Café, que completou dez anos.



Via Fonte

Sair da versão mobile