A construção de uma cidade inovadora tem o propósito de já ter habitantes até 2030 e se chama The Line. A previsão é que a construam no deserto da Arábia Saudita, e consideram-na o projeto mais ousado e futurista.
É um projeto do príncipe da Arábia Saudita, Mohammed Bin Salman, com o objetivo de criar a primeira cidade no deserto próxima ao Mar Vermelho. O design é o que mais chama a atenção de todos ao redor do mundo, isso porque não é nada convencional.
O projeto inclui mercados, piscinas, estádios de futebol, escolas, hospitais e áreas de lazer. Carros são proibidos na nova cidade, e o único transporte que está nos planos até o momento seria o trem.
Além disso, sua estrutura é o mais curioso, pois seria estreita e longa. Suas extremidades laterais seriam espelhadas nos dois lados. Com isso, o objetivo é controlar a temperatura do ambiente.
E de todo o projeto, a ideia das extremidades espelhadas é a que mais recebe críticas, isso porque muitos acreditam que prejudicaria a vida dos animais, principalmente das aves, que poderiam bater nos espelhos gigantes e morrer.
Outra característica que levam em conta nos planos da cidade é a sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Por isso, ela conta com energia solar e eólica. Inclusive, forneceriam à cidade a água tratada do Mar Vermelho.
Projeto Neom
A The Line não é a única cidade futurística que o príncipe da Arábia Saudita trata com esmero. Isso porque existem mais outras duas como ela. O projeto recebe o nome Neom e engloba várias cidades com o propósito principal de diminuir a poluição.
Outras das cidades que compõem o projeto são a Sindalah, Oxagon e Trojana, todas com intuitos diferentes, visando à tecnologia, às indústrias e ao entretenimento.
Todas as cidades têm o único objetivo de atrair mais turistas e consequentemente a aumentar a economia do país. O projeto Neom está em andamento desde 2021, e as quatro cidades estarão cada uma em uma região diferente da Arábia envolvendo o Mar Vermelho.
As cidades terão clima ideal, ou seja, um clima ambientado para ser estável durante todo o ano. O foco será a saúde e o bem-estar dos moradores. Por isso, todas as quatro cidades terão regras bem específicas para preservar a qualidade de vida.
As cidades estão alimentando expectativas, visto que há até planos de que em Trojan aconteçam os Jogos Asiáticos de Inverno de 2029.