Bárbara Domingos fez história ao ser a primeira ginasta brasileira a se classificar para uma final de Copa do Mundo e ficar entre as três melhores na prova de fita, conquistando a medalha de bronze na Sofia World Cup na Bulgária. No fim de semana, ela ainda conquistou um ouro inédito para o Brasil no Grand Prix de Ginástica Rítmica que aconteceu em Thiais, na França, também na prova de fita.

O desempenho de Babi é reflexo do trabalho junto à técnica Márcia Naves. Ambas já foram bolsistas do Geração Olímpica e Paralímpica, programa do Governo do Estado que destina bolsas a atletas e técnicos do Paraná. Bárbara já foi 10 vezes contemplada pelo programa e Márcia oito vezes na categoria técnico. As duas treinam nas dependências da Secretaria de Estado do Esporte, em Curitiba, no Clube Agir.

Babi destaca que o programa é muito importante para arcar com os custos do esporte. “Querendo ou não, é um esporte muito caro. No nível que eu cheguei agora, na seleção brasileira, tudo a gente precisa ter em dobro, dois arcos, duas bolas, duas fitas, mas o programa tem ajudado muito nisso”, afirma. 

“Estou muito feliz com esse resultado na fita. Estamos conseguindo alcançar nossos objetivos, e isso confirma que estamos, eu e minha treinadora, no caminho certo. Se continuar treinando como estou, e competindo bem, vamos conseguir o grande objetivo que é a conquista da vaga olímpica”, destaca a atleta.

Nesta semana, Bárbara compete na Copa do Mundo de Tashkent, no Uzbequistão. O Brasil também será representado pela paranaense de 15 anos, Maria Eduarda Alexandre.

GAMES EM LONDRES – O atleta do paratriatlo, Ronan Cordeiro participou do Arena Games, campeonato organizado pela Super League Triathlon e pela World Triathlon que aconteceu no sábado (8) em Londres.

Ele conquistou o ouro e foi o primeiro paratleta sul-americano a participar da competição, que contou com uma prova de 300 metros de natação, 10 km de ciclismo e 2 km de corrida.

Atualmente, Ronan é incentivado pelo programa Proesporte e já foi sete vezes bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica. O atleta fala sobre o resultado e o apoio do Estado. “Feliz demais com a minha marca e com o convite para participar desse evento incrível. Muito obrigado ao Governo do Estado por acreditar no meu trabalho desde o início e pelo apoio do projeto incrível, o Proesporte, sou muito grato por tudo”.

INTERCLUBES DE ATLETISMO SUB-20 EM CASCAVEL – Cascavel recebeu neste fim de semana o Campeonato Brasileiro Interclubes Loterias Caixa de Atletismo Sub-20. O torneio aconteceu no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo e garantiu vagas para o Campeonato Sul-Americano de Bogotá (Venezuela), que acontecerá de 19 a 21 de maio. O evento em Cascavel contou com 710 atletas de 124 clubes, representando 21 estados do Brasil e o Distrito Federal. Dos clubes participantes, 12 foram do Paraná.

Os paranaenses conquistaram um total de 31 medalhas, sendo 15 de ouro (melhor desempenho). O grande destaque foi Renan Gallina, quatro vezes bolsista da Geração Olímpica e Paralímpica, que conquistou o lugar mais alto no pódio nos 100 e nos 200 metros rasos, com o tempo de 20.30, recorde da competição, e a primeira marca do ano no mundo na top list da World Athletics. Também foi eleito o melhor atleta masculino da competição.

Além dele, Elias Oliveira também conquistou múltiplas medalhas de ouro, ajudando o Paraná a assegurar a segunda melhor colocação no masculino.

O Estado obteve a melhor campanha no feminino. As gêmeas corredoras Ana e Helena Mees, de 17 anos, conquistaram as vagas para representar o Brasil no Sul Americano que vai acontecer em Bogotá, na Colômbia. Helena venceu a prova dos 3 mil metros e Ana ficou em segundo lugar. Na prova dos 5 km, a Ana ficou em primeiro lugar e nos 1500 a Helena venceu. Ana foi bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, em 2022, e Helena, em 2020 e 2022.

As meninas conquistaram 19 medalhas de ouro para o Paraná, com destaque, também, para Julia Aparecida, que é quatro vezes bolsista Geração Olímpica e Paralímpica. Ela foi campeã no 400 metros e também no 4X400 metros misto (junto com Paulo Henrique, Leticia e Elias), e ficou em segundo lugar no 4×400 feminino (junto de Leticia, Nicole e Maria Eduarda).

Confira os atletas de destaque no Campeonato Brasileiro Interclubes, em Cascavel:

Medalhas de ouro:

100 metros (M) – Renan Gallina
200 metros (M)  – Renan Gallina
400 metros (M)  – Elias Oliveira
400 metros (F) – Julia Aparecida)
4×400 metros (Misto) – Elias Oliveira, Julia Aparecida, Leticia Evelyn, Paulo Henrique
4×400 metros(M)  – Elias Oliveira, Ruan Miguel, Artur Treicher, Elman Silva
1500 metros (F) – Helena Mees
3000 metros (F) – Helena Mees
3000 metros com obstáculos (F) – Juliany Francisca
5000 metros (F) – Ana Mees
10000 metros/ Marcha atlética (F) – Gabrielly Cristina
Salto triplo (F) – Beatriz Cristaldo
Salto em distância (M) – Matheus Aparecido
Salto em altura (M) – Eric Guedes
Lançamento de martelo (F) – Agnys Eduarda

Medalhas de prata:

100 metros (M) – Matheus Aparecido
200 metros (F) – Larissa Regina
400 metros com barreira (F) – Amanda Miranda
4×400 metros (F) – Julia Aparecida, Leticia Evelyn, Maria Eduarda, Nicole Braz
800 metros (M)  – Elias Oliveira
3000 metros (F) – Ana Mees
Salto com vara (F) – Izabella Lindolfo
Salto em altura (M) – Gabriel Tavares
Arremesso de peso (M) – Vitor Oliveira

Medalhas de bronze: 

110m com barreira (M) – Paulo Henrique
400 metros (F) – Amanda Miranda
800 metros (F) – Nathalia Aguiar
1500 metros (F) – Nathalia Aguiar
10000 metros/ Marcha atlética (M) – Luiz Henrique Weiss
Salto em altura (F) – Gabriela da Silva
Arremesso de peso (F) – Kimberly Dias
Lançamento de disco (F) – Julia Barbosa



Via Fonte