A atleta paranaense de Marechal Cândido Rondon Eduarda Bordignon, três vezes bolsista do programa Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Estado, foi a campeã da Copa Internacional de BMX Freestyle, neste fim de semana, em Maringá. Duda é das promessas para integrar a Seleção Brasileira da modalidade nos Jogos de Paris 2024.

Valendo pontos para as próximas Olimpíadas, o campeonato fez parte dos Jogos de Aventura e Natureza – Etapa Corredores das Águas, com realização da Federação Paranaense de Ciclismo e Confederação Brasileira de Ciclismo, com o apoio do Governo do Estado e da Prefeitura de Maringá.

A Copa contou com mais de 70 atletas da categoria C1, de cinco países: Argentina, Colômbia, Paraguai, Canadá e Brasil.

“Estamos muito perto de conseguir a vaga olímpica e, com certeza, esse campeonato foi muito importante para a pontuação no ranking. É muito gratificante poder representar o nosso Estado em uma competição internacional de alto nível comorou Duda, de 23 anos.

Atualmente, Duda é tricampeã brasileira, campeã sul-americana e uma das convocadas para representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile, que acontecem no final de outubro. “Foram quatro anos desejando essa convocação, compor a Seleção Brasileira é uma das minhas grandes vontades. Estamos construindo uma história linda com o BMX brasileiro e esse é só o começo, a pontinha do pé para Paris 2024”, ressaltou a atleta.

A diretora técnica da Federação Paranaense de Ciclismo, Monica Braga, explica como foi o sistema de avaliação da competição: “Eles realizam diversas manobras radicais nas rampas, cada tipo de manobra tem uma pontuação. Além disso, tem uma série de itens que podem acrescentar ou tirar pontos, como colocar o pé no chão, que tira pontos”.

Ela destacou a relevância da competição para o cenário nacional da modalidade: “A Copa Internacional é extremamente importante porque só temos três campeonatos nessa categoria no Brasil e precisamos dela para formar a base, trazer a pontuação para conseguir a vaga olímpica do Brasil”.

PROGRAMA – O Geração Olímpica e Paralímpica, do Governo do Paraná, coordenado pela Secretaria do Esporte (Sees), é o maior programa estadual de bolsa-atleta do País. O programa já investiu cerca de R$ 50 milhões, em 12 edições, com o patrocínio exclusivo da Copel, para atletas e técnicos vinculados a instituições paranaenses (federações e escolas), atendendo desde jovens promessas a estrelas de renome internacional. No edital de 2023 são mais de 1.200 atletas e técnicos contemplados com a bolsa.



Via Fonte