O Botafogo tem 10 jogadores com contrato até 31 de dezembro de 2024, entre os quais estão atletas importantes na equipe de Artur Jorge. São os casos de Adryelson, Bastos e Marçal, por exemplo.
Rafael tem a situação definida. O lateral-direito, que defende o time de coração desde 2021, encerrou a carreira neste domingo (8), entrando nos minutos finais da vitória contra o São Paulo.
Rafael se emocionou bastante ao lembrar da trajetória no clube, marcada por graves lesões nas últimas temporadas, mas que terminou em alegria pelos títulos do Brasileirão e da Libertadores.
Bastos, Marçal, Gatito, Eduardo, Tchê Tchê, Óscar Romero também têm vínculo até 31 de dezembro. Os seis têm espaço com Artur Jorge e estão inscritos na Copa Intercontinental.
Eduardo, Marçal e Tchê Tchê perderam espaço nesta temporada, contudo, e devem deixar o clube ao término da temporada. O clube não os apresentou propostas para renovação.
Bastos é titular e foi um dos destaques da equipe, e a tendência é de que a diretoria tente um novo contrato. O zagueiro angolano chegou ao clube em 2023.
Os paraguaios Gatito Fernández e Óscar Romero também têm futuros incertos. O goleiro, em particular, é ídolo e identificado com o clube, além de ser titular da seleção de seu país.
O zagueiro Pablo, que chegou por empréstimo do Flamengo no início da temporada e atuou por apenas 28 minutos, não permanecerá no Glorioso para a próxima temporada.
De volta ao Lyon?
Adryelson e Jeffinho foram emprestados ao Botafogo até 31 de dezembro pelo Lyon, clube francês que faz parte da Eagle Holding Football, de John Textor, assim como o Botafogo.
O zagueiro tem acordo para retornar ao time francês a partir de janeiro. Sua vinda foi “emergencial” devido à dificuldade do clube em encontrar um zagueiro na janela de junho.
O atacante ainda terá o futuro discutido. Jeffinho tem contrato até junho de 2027 com o Lyon, mas teve a atual temporada atrapalhada por uma lesão que o afastou por cerca de cinco meses.
Foco na Copa Intercontinental
Em reta final de temporada, o departamento de futebol do Botafogo está mobilizado para a disputa da Copa Intercontinental, a partir desta quarta (11), em Doha, no Catar.
O Glorioso enfrenta o Pachuca, do México, e quem avançar terá o Al Ahly, do Egito, como adversário na semifinal. O Real Madrid, da Espanha, aguarda como finalista do torneio.
A decisão acontecerá no dia 18 de dezembro. Depois do encerramento da participação do time de Artur Jorge no Mundial, o foco do Botafogo passará a ser no mercado e gestão do elenco.