O carnaval multicultural do Recife abre espaço nesta quarta-feira (26/2) para pedir a tradicional benção dos orixás e celebrar a ancestralidade negra que forma a identidade pernambucana.
É a 6ª edição do Ubuntu, evento que reúne grupos de afoxé pernambucanos. Idealizado por Dona Carmem Virgínia, iabassê do Afoxé Ogbon Obá, em parceria com integrantes do Comitê dos Afoxés do Recife, o projeto homenageia aqueles que deixaram um legado na preservação das tradições afro-brasileiras.
A partir das 16h, pelo menos 29 grupos de Afoxé fazem a lavagem da Avenida Rio Branco com as águas de Oxalá, e conduzem os foliões em um ritual de purificação pelas ruas do Centro Histórico do Recife até o Marco Zero. Durante o cortejo, os participantes recebem um banho de ervas sagradas, preparado por ialorixás e babalorixás dos afoxés para reforçar a energia de proteção e renovação.
Também durante o Ubuntu, cada afoxé apresentará cânticos que seguem o ritmo ijexá e são cantados em iorubá, reverenciando os Orixás.
O evento contará com uma apresentação especial da cantora Virgínia Rodrigues, do violonista Léo Mendes e do grupo Edun Ara Sangô no palco montado no Marco Zero.
Conhecido como o “candomblé de rua”, o afoxé é uma das expressões mais marcantes da cultura africana e está incorporado ao carnaval do Recife, transformando as ruas em um grande terreiro. Existem cerca de 45 grupos de afoxés no estado, a maioria na região metropolitana do Recife.