A Ceasa Paraná, pertencente ao Governo do Estado, vinculada à Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, foi uma das 21 empresas nacionais a receber o Prêmio Consciência Ambiental / Immensitá, que incentiva projetos nas empresas que se destacam em sustentabilidade junto ao meio ambiente. A premiação aconteceu nesta quinta-feira, 27 de julho, no Espaço Immensitá, em São Paulo.
As atividades realizadas junto ao programa social Banco de Alimentos – Comida Boa deram à empresa paranaense a terceira colocação na categoria Pequenas e Médias Empresas, no tema “Consciência ambiental”. Foi o segundo prêmio conquistado pela Ceasa Paraná com programa. Em maio, o programa Banco de Alimentos Comida Boa, condecorado com o Prêmio Aster 2023 na categoria Responsabilidade Social, promovido pela Esic Business & Marketing School, instituição espanhola com unidade em Curitiba.
“Estamos realizando várias ações de conscientização, melhor aproveitamento e racionalidade dos nossos trabalhos junto aos mercados atacadistas em que atuamos”, disse João Luiz Buso, diretor administrativo e financeiro da Ceasa Paraná, que recebeu o troféu de premiação em São Paulo. Ele enfatizou as parcerias com o Governo do Estado, e da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento – Seab. “Temos também a importante participação dos produtores e permissionários atacadistas das nossas cinco unidades da Ceasa no Estado, de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu, que também participam diretamente dessas ações, que conquistam reconhecimento nacional”, afirma João Luiz Buso.
O Banco de Alimentos faz o aproveitamento, em média por mês, de 385 toneladas de produtos que seriam descartados. Outra atividade do programa é o processamento de 5.017 quilos (média mensal) de produtos. Esses produtos são repassados depois, também, para as 301 entidades sociais cadastradas junto ao programa.
Além deste programa, a Ceasa também tem adotado na área ambiental atividades para geração de energia.Na unidade de Curitiba estão instalados três Ecopontos que fazem, em média por dia, o aproveitamento entre 20 e 30 toneladas de resíduos orgânicos. Depois de classificados e armazenados em caçambas esses resíduos são transportados para biodigestão, na CS Bio Energia.
GESTÃO AMBIENTAL – No dia 17 de julho, a unidade de Curitiba da Ceasa Paraná tornou-se a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 14001, que atesta sistemas de gestão ambiental, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O certificado de conformidade com as normas, emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar,é válido pela gestão de instalações para comercialização de flores, frutas, legumes e verduras.