Com o tema “Das fogueiras ao fogo das palavras: mulheres, resistência e literatura”, começa nesta sexta-feira (hoje) a 15ª Bienal Internacional do Livro do Ceará. Até o dia 13 de abril, a expectativa é que o número de visitantes supere os 400 mil da edição de 2022.
A programação, totalmente gratuita, terá mais de 20 espaços. Além da tradicional feira de livros e dos lançamentos de dezenas de obras, quem passar pelo local poderá conferir palestras, mesas redondas, conferências, oficinas, contações de histórias e apresentações musicais.
A Bienal, realizada no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza, contará com uma programação paralela chamada “Bienal Ceará Adentro” com vários eventos em bairros da capital cearense e em pelo menos 5 cidades do interior do estado.
Esta edição traz ainda o retorno do Espaço Natércia Campos, totalmente dedicado à literatura produzida no Ceará. Já a Quadra Literária irá abrigar a comercialização dos autores e editoras independentes.
A bienal vai dedicar espaços exclusivamente à literatura feminina, infantil e jovem, como o espaço “Literatura e Juventudes”. A produção literária de autores jovens será apresentada com saraus, oralidade urbana com rap, free style e batalha de rimas, literatura de fantasia e jogos de tabuleiro. Um encontro vai reunir mediadores de leitura que atuam em bibliotecas comunitárias na busca pela formação de novos leitores.
Um espaço para debates vai tornar possível a troca de experiências entre professores sobre a prática pedagógica antirracista em sala de aula. A Bienal conta ainda com um Espaço Formativo de Ilustração e a Praça do Cordel, que trará referências na produção de cordéis, repentes e xilogravuras.
A força da tradição e do conhecimento transmitidos pelos povos originários, quilombolas e outros detentores do saber terão evidência diária por meio da temática “Oralidades, Ancestralidades, Mestras e Mestres da Cultura” com encontros e vivências do romanceiro, dos cordéis, danças, narrativas afro-indígenas, brincadeiras tradicionais e do sincretismo religioso.
Os detalhes dia a dia estão disponíveis no site bienaldolivro.cultura.ce.gov.br.