Toda semana, no Programa Olhar Espacial, exibimos duas imagens astronômicas que se destacaram na semana que passou. E na última semana, apresentamos uma estonteante fotografia do “Cometa do Século” e uma imagem que marcou a história. Confiram:
O Cometa Tsunchinshan-ATLAS segue dando seu show nos inícios das noites, mas a primeira imagem desta semana foi um registro feito na madrugada do dia 1° de outubro em Icapuí, no Ceará. Em um clique de extrema felicidade, o fotógrafo uniu sua paixão pela astronomia e pela fotografia, com a paixão do casal de noivos, resultando num registro único, que certamente ficará marcado na vida do casal Gabriel e Thamires. O Tsunchinshan-ATLAS agora está se afastando da Terra e, embora não tenha feito juz ao seu apelido “Cometa do Século”, foi um dos mais brilhantes que pudemos observar nos últimos anos e deixou uma série de registros fantásticos como este, uma verdadeira obra de arte da natureza.
Original em: https://www.instagram.com/p/DAlgDMzpFFE/?img_index=2
Mechazilla
Já a segunda imagem é uma obra de arte da tecnologia. No último domingo a SpaceX realizou um feito extraordinário, “agarrando” pela primeira vez na história, um foguete em pleno voo. O Mechazilla, como é chamado o mecanismo, obteve sucesso em sua primeira tentativa, durante o 5° voo de teste da Starship. A SpaceX, já conhecida por sua capacidade de pousar e reaproveitar os primeiros estágios de seus foguetes, planeja reduzir ainda mais os custos de lançamento com o Mechazilla, já que com ele não seria mais necessário o uso de balsas e de custosos traslados dos seus foguetes de volta para a base.
Original em: https://www.universetoday.com/wp-content/uploads/2024/10/241013-spacex4.jpg