Com as mudanças nas restrições após a pandemia de covid-19, causada pelo novo coronavírus, muitas pessoas buscam novos destinos para viajar pelo mundo. Com isso, para aqueles que pretendem viajar, o planejamento é fundamental. Parte disso corresponde não só aos preços das passagens, mas também a saber identificar quais as companhias aéreas mais seguras. Confira a seguir o ranking da Airline Ratings.
Segurança das companhias aéreas é um dos pontos principais
De acordo com o ranking Airline Ratings, a relação das companhias aéreas mais seguras se constrói com base na análise de responsáveis em relação às métricas de segurança disponíveis nos últimos cinco anos. Assim, para a lista divulgada neste ano, foram analisadas 385 empresas.
Desse modo, são computados os acidentes e incidentes, além dos treinamentos, tempo de uso das aeronaves e o desempenho nas auditorias da Organização Internacional de Aviação Civil (ICAO).
Cada uma teve a possibilidade de conquistar o maior número de estrelas no site. Porém, desconsideraram os incidentes com comprovação da isenção do piloto.
Dentre as companhias aéreas mais seguras, boa parte delas é dos Estados Unidos e da Austrália. A seguir, estão as vinte principais companhias listadas no ranking como mais seguras.
- Qantas (Austrália);
- Air New Zealand (Nova Zelândia);
- Etihad Airways (Emirados Árabes Unidos);
- Qatar Airways (Catar);
- Singapore Airlines (Singapura);
- TAP Air Portugal (Portugal);
- Emirates (Emirados Árabes Unidos);
- Alaska Airlines (EUA);
- EVA Air (Taiwan);
- Virgin Australia/Atlantic (Austrália);
- Cathay Pacific Airlines (Hong Kong);
- Hawaiian Airlines (EUA);
- SAS (Suécia);
- United Airlines (EUA);
- Lufthansa/Swiss Group (Alemanha);
- Finnair (Finlândia);
- British Airways (Reino Unido);
- KLM (Holanda);
- American Airlines (EUA);
- Delta Airlines (EUA).
Enfim, embora a lista de companhias aéreas menos seguras não seja amplamente divulgada, é possível analisar quais são as menos indicadas seguindo os critérios avaliados. Listamos seis delas a seguir:
- Nepal Airlines (Nepal);
- Airblue (Paquistão);
- Sriwijaya Air (Indonésia);
- Asa Azul (Suriname);
- Pakistan International Airlines (Paquistão);
- Air Algerie (Argélia).