Os gatos são animais curiosos, engraçados, dorminhocos e comilões. Ter esse bichano em casa pode te proporcionar vários momentos de genuíno conforto e felicidade, pois também são carinhos e amigáveis.
Conviver com estes bichos pode promover diversos benefícios à saúde, como a diminuição do estresse e da ansiedade. Apesar de estarem em diversos lares, muitas curiosidades sobre esse felino são desconhecidas pelos donos de pets. Nós vamos revelar cinco pontos curiosos sobre gatos que você possivelmente ainda desconhece.
Gatos reconhecem quando são chamados pelo nome
Segundo pesquisa divulgada em 2019 por pesquisadores japoneses da Universidade de Sofia, localizada em Tóquio, os gatos se acostumam com o nome que recebem, portanto, eles atendem quando são chamados pelos humanos.
Deitar de costas é sinônimo de afeto
Um dos costumes mais fofos desses animais é deitar de costas e balançar as pernas quando algum humano está por perto. Claro, isso não é feito diante de qualquer um! Este comportamento felino só é visto quando o bicho se sente confiante, seguro e relaxado. Se o seu gato faz isso quando você estar por perto, ele está te oferecendo afeto.
Não precisam de banho
Quem tem um gato de estimação sabe a dificuldade que há em dar um banho nesse bichano. O que poucos sabem é que eles não precisam de banho com água, pois a sua autolimpeza com a língua é suficiente para eliminar a sujeira em seus pelos. Na verdade, dar banho em gatos não é indicado por alguns veterinários.
Eles entendem que o banho pode secar a pele do gato e tirar os seus feromônios.
Enterrar as próprias fezes afasta predadores
Muitos sabem que os gatos costumam enterrar as suas fezes na areia, mas poucos conhecem o motivo por trás do ato de encobrir os seus excrementos. Esses bichanos são tão espertos que fazem isso para esconder os seus odores, pois é assim que eles mantêm os predares afastados.
Arranhar sofá alivia o estresse dos gatos
Para os “pais de pet”, uma recorrente preocupação é com o bom estado do sofá, pois os felinos gostam de enfiar as suas presas e ficar puxando os fios, desgastando o móvel. Acontece que os bichanos gostam de marcar território.
Além disso, afiar as suas presas é relaxante para os pets.