O governador em exercício Darci Piana visitou nesta terça-feira (07) a Expodireto Cotrijal, uma das maiores feiras do agronegócio internacional, sediada no município de Não-Me-Toque, no Rio Grande do Sul. Durante a sua visita, ele conversou com representantes do poder público local e empresários gaúchos com o intuito de trocar experiências e tratar de possíveis negócios de interesse do Governo do Paraná.
O primeiro compromisso foi a abertura do 33ª Fórum Nacional da Soja, que debateu os desafios para ampliar os resultados da cultura. O Paraná é referência no cultivo do grão, sendo o segundo maior produtor do País, com previsão de colher 20,7 milhões de toneladas na atual safra, o equivalente a 14% da produção nacional. No evento, estavam presentes o presidente da Cotrijal, Nei Manica, e o secretário gaúcho da Agricultura, Giovani Feltes, que recepcionaram o governador.
Piana liderou uma comitiva que contou com a participação do diretor-presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Bley; do diretor Administrativo do BRDE, Luiz Carlos Borges da Silveira; do presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken; e do diretor-presidente do IDR-PR, Natalino Avance de Souza.
A comitiva paranaense também participou de uma reunião com representantes do Consulado-Geral do Canadá no Pavilhão Internacional da feira, onde foram discutidas possíveis relações comerciais e intercâmbio de tecnologia entre o país norte-americano e o Paraná. Em janeiro, Piana já havia participado de uma reunião com representantes da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC), oportunidade em que a aproximação comercial entre os países também esteve em pauta.
Estiveram presentes o chefe do escritório comercial do Canadá na região Sul, Paulo, Barnewitz Orland, e o diretor de Manufatura e Tecnologia da Saskatchewan Trade and Export Partnership (STEP), Jeff Cooper, uma empresa canadense de exportação de produtos e serviços industriais.
Na sequência, o governador em exercício também foi recepcionado pela diretoria da Cotrijal para um almoço com lideranças de entidades do agronegócio gaúcho e autoridades públicas, entre elas o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.
Piana aproveitou para elogiar a organização do evento e lembrou que ele ocorre na localidade onde nasceu, quando Não-Me-Toque ainda era um distrito do município vizinho de Carazinho. “Estou bastante feliz em retornar à terra onde nasci e saber que o Rio Grande do Sul tem uma feira à altura da qualidade do nosso agronegócio, que tanto produz no nosso País, a exemplo do Show Rural de Cascavel e de outras feiras do setor realizadas no Paraná”, afirmou o governador em exercício.
Ao final da visita, Piana percorreu os corredores do Pavilhão da Agricultura Familiar, onde os produtos das agroindústrias e das pequenas propriedades rurais vêm atraindo um grande público. Ele lembrou os programas de apoio que o Paraná fornece aos pequenos produtores, como o Banco do Agricultor.
FEIRA – Focada em tecnologia e negócios, a Expodireto Cotrijal é organizada com o intuito de contribuir com desenvolvimento do setor agrícola, aproximando os produtores de fornecedores do segmento. Realizada desde o ano 2000, a feira atrai anualmente aproximadamente 250 mil visitantes de mais de 70 países.
O evento conta com 500 expositores com oportunidades de negócios e lançamento de novos produtos para pequenas, médias e grandes propriedades nas áreas de máquinas e equipamentos agrícolas, produção vegetal, produção animal, agricultura familiar, meio ambiente, pesquisa e serviços voltados ao campo, além de agentes financeiros públicos e privados.