Os Jogos Eletrônicos, parte dos Jogos Escolares do Paraná (JEPs), receberam 50 competidores neste ano para a fase final. Eles foram disputados em Pato Branco, no Sudoeste, nos dias 3 e 4 de agosto. Os games envolvidos foram Free Fire, Just Dance e EAFC24, com alunos de 15 a 17 anos. 

Os campeões de cada categoria, masculino e feminino, foram de União da Vitória, São Jorge do Patrocínio, Itaperuçu e Medianeira. No total, desde as etapas classificatórias, 11.430 jogadores se envolveram na competição. As atividades foram realizadas em parceria com a empresa Jinrou Evento.

Alício Júnior, um dos responsáveis pelos Jogos Eletrônicos, destacou a iniciativa dos organizadores dos JEPs por abrirem espaço para esse tipo de competição, que vem crescendo muito em todo o mundo. “É uma forma de envolver e incluir uma grande parcela de adolescentes que não tinha muito espaço nas competições do Governo do Estado. Os jogos eletrônicos são marcantes, pois exigem muita estratégia e raciocínio rápido para desvendar os jogos mais complexos”, disse.

A coordenadora estadual dos JEPs, Márcia Tomadon, responsável pela inserção das novas modalidades, explicou que durante os dois primeiros anos, a disputa foi realizada online, mas a partir de 2022, os confrontos de gamers passaram a ser presenciais e o número de participantes aumentou consideravelmente. “Com essa disputa eletrônica, estamos trazendo para os JEPs uma outra parcela de estudantes que antes ficavam ignorados, por não terem, na sua maioria, aptidão para a prática esportiva”, afirmou.

Confira os vencedores:

Jogos Eletrônicos – Just Dance Feminino 15 a 17 anos

1º Kelly Nayra Martins Viana – Colégio Estadual Judith Simas Canellas (União da Vitória)

2º Maria Clara Caimi Gonçalves – Colégio José De Anchieta (Quedas do Iguaçu)

3º Evelin De Alcantara Santos – Colégio Cívico Militar Douradina (Douradina)

Jogos Eletrônicos – Just Dance 15 a 17 anos

1º Henrique Gabriel Vetorato da Silva – Colégio Estadual M. Petrônio Portela (São Jorge do Patrocínio)

2º Victor Leonardo Batista – Colégio Cívico Militar Douradina (Douradina)

3º Nicolas Emiliano De Moraes – Colégio Integração (Ponta Grossa)

Jogos Eletrônicos – Free Fire Masculino 15 a 17 anos

1º Rangel Naftali De Deus Dos Santos – Colégio Cívico Militar Luiz Maltaca (Itaperuçu)

2º Nicolas Miranda Musoline – Colégio Estadual Do Segredo (Foz do Jordão)

3º Diogo Primo Nepomuceno – Colégio Cívico Militar Osório Duque Estrada (Diamante do Sul)

Jogos Eletrônicos – EAFC24 Masculino 15 a 17 anos

1º Gabriel Lorenzo – Colégio Estadual Ce Bertoni Elos (Medianeira)

2º Matheus Rocha Colégio – Colégio Cívico Militar Manoel Ribas (Guarapuava)

3º Luiz Candorin – Colégio Estadual Ce Monteiro Lobato (Iporã)

TEMA DE TCC – A crescente força da modalidade tem chamado atenção do mundo acadêmico e será tema de Emílio Adriano, que cursa Jornalismo na Universidade Estadual de Londrina (UEL), para seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Emílio explica que escolheu esse tema devido à crescente abrangência que os jogos eletrônicos estão ganhando dentro da competição escolar, que reúne milhares de estudantes todos os anos. “Como futuro profissional da comunicação, quero demonstrar através do meu trabalho de conclusão de curso a força e a importância dos jogos eletrônicos que fazem parte da vida das crianças, adolescentes e jovens”, relatou.

JOGOS ESCOLARES – Os JEPs estão em andamento em Pato Branco. No último final de semana foram definidos os campeões das competições de taekwondo, natação, judô, tênis de mesa e ginástica rítmica. Eles vão representar o Paraná nos Jogos da Juventude. A competição nacional é promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e será em João Pessoa, na Paraíba, de 13 a 28 de novembro de 2024.

Os Jogos Escolares são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com o município de Pato Branco, a Secretaria Estadual da Educação (SEED) e os Núcleos Regionais da Educação.



Via Fonte