Uma delegação de profissionais da educação do Paraná, incluindo especialistas, pedagogos e coordenadores da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), juntamente com secretários municipais de 15 municípios do Estado (Cascavel; Londrina; Mamborê; Novo Itacolomi; Paraíso do Norte; Piên; Rio Negro; Sabáudia; Santana do Itararé; São João do Caiuá; São Jorge do Patrocínio; Tijucas do Sul; Ubiratã; Umuarama e Wenceslau Braz), visitou a cidade de Sobral, no Ceará, para uma ação de pesquisa, análise e comparação de práticas, processos e resultados.

A visita foi realizada em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime-PR) e apoiada pela Associação Bem Comum. Ela aconteceu no âmbito da estratégia Alfabetiza Juntos (do Programa Educa Juntos), da Seed-PR, cujo foco é a alfabetização colaborativa entre as redes municipais e a rede estadual por meio do processo de integração que abrange desde a produção dos materiais didáticos até as avaliações do desempenho dos estudantes.  

Localizado a cerca de 200 quilômetros de Fortaleza, o município de Sobral é referência no desenvolvimento de programas educacionais, liderando o ranking específico de qualidade da educação no Brasil, à frente de outros 409 municípios. O indicador foi publicado em 2023, a partir dos resultados da última apuração nacional realizada pelo Censo Escolar e pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica.

“O propósito da visita foi compreender de perto o funcionamento dos programas de alfabetização colaborativa de Sobral e analisar sua correlação com o Alfabetiza Juntos. Por meio da troca de experiências e análise dos resultados pedagógicos alcançados por ambos os programas foi possível debater novas propostas e idealizar estratégias ainda mais eficazes para o fortalecimento da alfabetização de crianças e jovens”, explica Eliane Alves Bernardi Benatto, coordenadora do Núcleo de Cooperação Pedagógica com Municípios, da Seed-PR.

“A expectativa é que os insights obtidos durante essa visita contribuam significativamente para o aprimoramento do Educa Juntos, tornando-o ainda mais eficiente e adaptado às necessidades específicas de cada comunidade escolar. Ao fortalecer parcerias e promover a troca de conhecimentos, o Paraná reforça a melhoria contínua da educação, investindo no desenvolvimento integral de seus estudantes e na construção de um futuro mais promissor para o Estado”, diz o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda.

EDUCA JUNTOS – Instituído pela Lei Estadual nº 21.323, de 20 de dezembro de 2022, o Educa Juntos tem como objetivo apoiar os municípios paranaenses na melhoria da aprendizagem e alfabetização dos estudantes desde a educação infantil. Algumas das ações feitas desde então foram a distribuição de material didático de Língua Portuguesa e Matemática para professores e cerca de 180 mil estudantes, além da oferta do Sistema Educacional da Rede de Proteção para 296 municípios para monitorar a frequência dos alunos e combater o abandono escolar.

As prefeituras também passaram a usar o Registro de Classe Online (RCO), ferramenta que conta com quase 10 mil aulas editáveis (7,5 mil para ensino fundamental I e 2 mil para educação infantil) para os professores utilizarem o conteúdo da forma que preferirem, e a Prova Paraná, uma avaliação diagnóstica dos níveis de aprendizagem dos estudantes em relação aos conhecimentos considerados essenciais para cada etapa de ensino.



Via