Home Editorias Saúde Dia Mundial da Obesidade chama atenção para importância das realidades sociais

Dia Mundial da Obesidade chama atenção para importância das realidades sociais


No Dia Mundial da Obesidade, que acontece neste dia 4 de março, a Federação Mundial da Obesidade lança a campanha “Vamos falar sobre obesidade e…”, que tem apoio da Secretaria de Estado da Saúde. O intuito da escolha do tema é focar na realidade social das famílias. Nos anos anteriores, a campanha incentivou as pessoas a reconhecer as causas da obesidade, aumentar o conhecimento sobre a doença e combater o estigma do peso.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica obesidade como o excesso de gordura corporal que pode causar prejuízos à saúde e levar a outras doenças. Segundo o órgão, mais de 1 bilhão de pessoas no mundo têm obesidade, sendo que 340 milhões são adolescentes. No Brasil, o Ministério da Saúde projeta que 21 milhões de pessoas terão a doença até 2030.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), mostram que no Paraná, das 1.618.413 pessoas adultas que tiveram peso e altura avaliados nas unidades da Atenção Primária à Saúde em 2023, 582.891 estavam com obesidade, o que representa 36,01%.

“A obesidade é multifatorial e influenciada pelo ambiente em que a pessoa vive. Nesse contexto há muita informação equivocada de fácil acesso, por isso é fundamental falar sobre o assunto e buscar informações confiáveis”, ressalta a nutricionista da Divisão de Promoção da Alimentação Saudável e Atividade Física da Sesa, Cristina Klobukoski.

A OMS considera uma pessoa com obesidade quando o índice de massa corporal (IMC) é maior ou igual a 30kg/m2. Já as pessoas que possuem IMC entre 25 e 29,9kg/m2 são consideradas com sobrepeso, fator que já contribui para o surgimento de questões prejudiciais à saúde, como excesso de gordura na região abdominal.

Ainda de acordo com a nutricionista da Sesa, existem vários fatores que contribuem para o excesso de peso. “A organização do dia a dia e mudanças na rotina alimentar podem apoiar na prevenção e no tratamento da pessoa com obesidade”, diz. Ela ainda faz um alerta sobre a necessidade e importância da adoção de bons hábitos e comportamentos para a promoção da saúde. Isso inclui manter uma alimentação adequada e ser fisicamente ativo, que são pilares essenciais para alcançar qualidade de vida.

Segundo a Secretaria da Saúde, o tratamento bem-sucedido da obesidade corresponde a uma perda ponderal igual ou superior a 10% do peso inicial após um ano. Reduções de 5% a 10% já acarretam em melhorias significativas nos parâmetros cardiovasculares e metabólicos.

Confira algumas dicas sobre controle de peso:

– Preste atenção plena no momento da sua alimentação, coma devagar, mastigue bem os alimentos, evite distrações, aprecie sua refeição com calma e atenção e respeite os sinais de saciedade do seu corpo.

– Evite fazer dietas “milagrosas”. Dietas restritivas não funcionam a longo prazo e podem trazer prejuízos à sua saúde.

– Priorize a qualidade do que você come. Consuma uma alimentação variada, colorida, equilibrada e baseada em alimentos de verdade, in natura e minimamente processados, preferencialmente da época.

– Modere o consumo de alimentos processados e evite os ultraprocessados, bem como alimentos ricos em açúcares e gorduras.

– Seja ativo: no seu deslocamento, no ambiente de trabalho ou estudo, durante o seu lazer e nas tarefas domésticas. Teste várias atividades até encontrar uma prazerosa pra você.

– Verifique o seu peso com frequência: o aumento do peso pode ocorrer sem você perceber, pesar-se com frequência te ajudará a monitorar melhor e evitar o ganho excessivo.

– Faça um diário alimentar: anotar o que você come pode te ajudar a identificar o que está interferindo no seu processo de emagrecimento ou mesmo apoiar o profissional de saúde a te auxiliar da melhor forma.

– Aprenda habilidades culinárias: torne o processo do preparo de refeições mais prazeroso e ágil, busque receitas e dicas, cozinhe sempre que possível e congele alimentos, deixe as saladas já higienizadas.

– Mantenha uma alimentação saudável também fora de casa: observe primeiro todas as opções disponíveis antes de se servir para só depois escolher os alimentos e quantidades, de forma a evitar os excessos. Mantenha sua rotina alimentar.



Via Fonte

Sair da versão mobile