Além de tricampeão da Fórmula 1 e lenda do automobilismo, Ayrton Senna tem outra passagem importante envolvendo carros. Trinta anos após sua morte, Senna foi homenageado com documentário produzido pela montadora alemã Audi em um projeto para encontrar sua presença no país. E eis que uma nova curva “S de Senna” foi descoberta!
Uma simples estrada de terra em Ribeirão Pires (SP) possui bastante similaridade com o “S” do Senna do Autódromo de Interlagos, que recebe o Grande Prêmio de São Paulo da Fórmula 1 neste próximo fim de semana. A Estrada Vereadora Mercedes D’Orto atingiu 92% de semelhança com o trecho do templo maior do automobilismo brasileiro.
A ideia de localizar pontos semelhantes surgiu no documentário “O Legado do S”, produzido pela Audi em parceria com a Warner Bros. Discovery (WBD) e a Sweet Filmes. A obra, disponível no YouTube, conta a importância de Ayrton Senna na reforma de Interlagos em 1989: o piloto traçou o famoso S logo na curva 1 do autódromo.
Além de relembrar a história, a Audi resolveu mapear estradas e rodovias com se assemelham ao traçado de Senna, como forma de relembrar o piloto. Um estúdio de inovação digital desenvolveu algoritmos que analisam as curvas das estradas e calculam uma porcentagem de similaridade em relação à curva original de Interlagos seguindo seu traçado, comprimento e direção. No documentário, uma rodovia em Urubici (SC) é anunciada como “Curva S de Senna #2“, com direito a uma placa para chamar atenção de turistas e fãs do piloto.
O terceiro ponto descoberto, em Ribeirão Pires, é uma região que atrai praticantes de ciclismo e turismo ecológico. Além de sua proximidade a trilhas e cachoeiras, o trecho da curva possui características que o tornam semelhante ao “S” original: extensão e ângulos da curva e as retas que a acompanham.
A ação reafirma o compromisso da Audi em valorizar a história de Senna, enquanto promove um turismo regional diversificado no Brasil. A marca, que trouxe ao país carros esportivos de alta performance, agora conecta estradas comuns ao legado do piloto, oferecendo aos fãs novos pontos de referência. Ao homenagear o “S” de Senna nas estradas, a Audi não apenas celebra suas três décadas no Brasil, mas também amplia a presença simbólica de um ídolo que ainda reverbera no imaginário do automobilismo.
“Ayrton Senna foi um dos maiores ídolos do país e seu legado segue presente na vida dos brasileiros, seja por meio de sua performance fora de série nas pistas, por sua conexão e preocupação com o futuro do Brasil, pela criação do S do Senna uma das curvas mais desafiadoras do automobilismo mundial ou por meio da Audi do Brasil, trazida ao país por suas mãos”, diz Daniel Rojas, presidente e CEO da Audi do Brasil.
Assista ao documentário abaixo:
“Senna”: veja as caracterizações na minissérie sobre Ayrton Senna