A Electronic Arts anunciou que está encerrando Apex Legends Mobile e cancelando Battlefield Mobile antes de seu lançamento oficial. O estúdio que desenvolveu este último, o Industrial Toys, havia sido adquirido em 2018 e agora será fechado.
Apex Legends Mobile foi lançado há menos de um ano, em maio de 2022, e foi eleito o jogo do ano na App Store e no Google Play do ano passado, enquanto Battlefield Mobile estava em “soft launch”, tendo sido experimentado por muitas pessoas.
Previsto para ser encerrado em 1º de maio de 2023, Apex Legends Mobile, que foi criado no especialista em jogos para plataformas móveis Lightspeed Studios, mostra o quão desafiador é o cenário dos jogos nesta categoria neste momento. O gigantesco sucesso do jogo em consoles e PC, a força do marketing da EA e o know-how da produtora não foram suficientes para garantir a sobrevivência em um setor móvel cada vez mais competitivo.
“Apesar do forte início do Apex Mobile, a experiência contínua não atendeu às expectativas de nossos jogadores. Depois de meses trabalhando com nosso parceiro de desenvolvimento, tomamos uma decisão conjunta de encerrar o jogo para celular. Nosso amor pelo universo Apex e nossos jogadores permanece inalterado. Estamos ansiosos para explorar este universo, seus personagens e suas histórias com você”, escreveu a EA em um comunicado.
Sobrou também para Battlefield Mobile, projeto anunciado com grande alarde junto de Battlefield 2042 e que deveria ter sido lançado em 2022. Enquanto o rival Call of Duty se prepara para lançar uma versão móvel de Warzone, a EA está sem dúvida tomando essa decisão com pesar e segue comprometida com o sucesso da série em outras plataformas, agora sob a responsabilidade do veterano Vince Zampella. “Continuamos firmes em nosso compromisso de liberar o enorme potencial de Battlefield. Estamos trabalhando duro para desenvolver Battlefield 2042 e estamos na pré-produção de nossas futuras experiências de Battlefield em nossos estúdios ao redor do mundo”, disse o produtor fundador do Respawn Entertainment.
Nos planos futuros da EA divulgados a acionistas, as franquias Apex Legends e Battlefield seguem incluindo o iOS e Android como plataformas potenciais. Não está claro como a editora pretende explorar o mercado de jogos para celulares com as duas séries no futuro, mas comentários do CEO Andrew Wilson deram pistas que Apex Legends Mobile e Battlefield Mobile foram cancelados porque falharam como jogos separados de seus equivalentes na sala de estar e a nova prioridade seria a unificação do jogador de console, PC e celulares. Este seria um modelo inspirado na Epic Games, que aplicou a regra a Fortnite desde o início.
“E o mais importante, se você olhar para o mercado móvel, os maiores novos lançamentos que são mais bem-sucedidos são aqueles que estão profundamente conectados a toda a franquia, onde nem sempre há cross-play, mas cross-progression e uma sensação de ser parte de uma comunidade unificada e uma experiência de jogo unificada”, explicou Wilson.
O post EA encerra Apex Legends Mobile e cancela Battlefield Mobile apareceu primeiro em Outer Space.