Já estão em fase de florescimento as primeiras plantas de baunilha da coleção da Embrapa Cerrado. Elas foram trazidas de diversas regiões do Brasil, como Distrito Federal, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Pará, como parte do projeto Baunilhas Brasileiras.

E o bom disso tudo é que as primeiras flores indicam que o material está se adaptando às condições de ambiente e cultivo, como informa o pesquisador Fernando Rocha. Segundo ele, a partir das flores, é possível avaliar a possibilidade de iniciar novos projetos.

Neste primeiro momento, floresceram as plantas de Vanilla pomplona e as de Vanilla phaeantha. As de Vanilla ribeiroi ainda estão florescendo.

 Agora, com esta floração, serão produzidos frutos para avaliar o potencial aromático das espécies. A baunilha pomplona, inclusive, é bastante usada na gastronomia.

A equipe  da Embrapa Cerrado acompanha cada flor que abre para fazer sua polinização manual. Isso porque a flor fica aberta por um curto período, menos de um dia. Depois da polinização, daqui cerca de nove meses, deverão ser obtidos os primeiros frutos da coleção.

*Com locução de José Carlos de Andrade e informações da Agência Gov.




Via Fonte