Home Tecnologias Embrapa Cerrado realiza pesquisas com espécies de baunilha

Embrapa Cerrado realiza pesquisas com espécies de baunilha


Já estão em fase de florescimento as primeiras plantas de baunilha da coleção da Embrapa Cerrado. Elas foram trazidas de diversas regiões do Brasil, como Distrito Federal, Goiás, Bahia, Mato Grosso e Pará, como parte do projeto Baunilhas Brasileiras.

E o bom disso tudo é que as primeiras flores indicam que o material está se adaptando às condições de ambiente e cultivo, como informa o pesquisador Fernando Rocha. Segundo ele, a partir das flores, é possível avaliar a possibilidade de iniciar novos projetos.

Neste primeiro momento, floresceram as plantas de Vanilla pomplona e as de Vanilla phaeantha. As de Vanilla ribeiroi ainda estão florescendo.

 Agora, com esta floração, serão produzidos frutos para avaliar o potencial aromático das espécies. A baunilha pomplona, inclusive, é bastante usada na gastronomia.

A equipe  da Embrapa Cerrado acompanha cada flor que abre para fazer sua polinização manual. Isso porque a flor fica aberta por um curto período, menos de um dia. Depois da polinização, daqui cerca de nove meses, deverão ser obtidos os primeiros frutos da coleção.

*Com locução de José Carlos de Andrade e informações da Agência Gov.




Via Fonte

Sair da versão mobile