quarta-feira, maio 14, 2025
spot_img
InícioEducaçãoEstado investe na educação cultural com nova liberação de recursos para visitas...

Estado investe na educação cultural com nova liberação de recursos para visitas a museus


Espaços culturais de todo o País celebram a Semana Nacional de Museus, que começou segunda-feira (12) e segue até domingo (18). O Governo do Paraná, por meio do Instituto Fundepar e em conjunto com a Secretaria da Educação (seed-PR), mantém o Projeto Partiu Museu, com o objetivo de incentivar a aproximação dos estudantes da rede estadual de ensino de iniciativas que preservam e fomentam a cultura, por meio de visitas a museus e demais espaços culturais. 

Evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus propõe a mobilização de espaços culturais à promoção de atividades educativas diversas, a fim de promoverem a valorização do patrimônio cultural nacional junto à sociedade.

Até o fim da Semana Nacional de Museus, 10 escolas pertencentes ao Núcleo Regional de Curitiba e aos Núcleos Regionais Norte e Sul farão visitas a espaços culturais diversos, como o Museu Alfredo Andersen, o Museu Paranaense, o Parque da Ciência, o Museu da Imagem e Som e o Solar do Barão.

O Fundepar anunciou a liberação de uma nova cota de recursos voltados ao projeto nesta semana. Eles são provenientes do Fundo Rotativo do Instituto, que faz o repasse financeiro para aquisições e contratações de serviços nas escolas da rede pública estadual.

 “O Fundepar liberou para maio mais um montante de recursos, parte dos R$ 650 mil que totalizam a cota especial destinada a atender os agendamentos do Partiu Museu em 2025”, explicou a diretora-presidente do Fundepar, Eliane Teruel Carmona.

O valor reservado para o projeto, neste ano, é 30% maior em relação ao valor total investido no ano passado (R$ 500 mil) e visa auxiliar as escolas a financiar o transporte dos educadores e dos estudantes aos espaços culturais, conforme as diretrizes da Portaria Fundepar nº 155/2025.

SOBRE O PROGRAMA – O Governo do Paraná deu início ao Partiu Museu em agosto de 2023. Somente em 2024, o projeto atendeu 196 escolas do Paraná, beneficiando mais de 167 mil estudantes.

“Muitos estudantes da rede estadual não frequentam espaços culturais junto de suas famílias, seja por carência de recursos ou de oportunidade. O Fundepar tem satisfação de gerenciar o projeto Partiu Museu e poder ampliar as possibilidades de acesso à cultura aos estudantes, viabilizando os recursos necessários para isso”, comentou Marcelo Adriano Amaral, responsável pela Coordenação de Apoio Financeiro do Fundepar.

Segundo Claudia Virginia Stoicov, professora do Colégio Estadual Cívico Militar Getúlio Vargas, de Curitiba, a visita ao Museu da Imagem e do Som do Paraná, viabilizada pelo projeto Partiu Museu e realizada na última sexta-feira, confere materialidade ao conteúdo apresentado em sala de aula.

Antes de iniciar a visita guiada, a professora explicou a importância do projeto. “Os alunos vão aprender a importância, a história da fotografia e sobre o patrimônio público. São conteúdos que eles veem em sala de aula, e que saindo, extrapolando as barreiras do muro escolar, aprendem o conteúdo na prática”, disse.

AGENDAMENTOS – A indicação das escolas contempladas no projeto Partiu Museu é realizada pelos Núcleos Regionais de Educação. O Departamento de Programas para Educação Básica (DPEB), por meio da Coordenação de Programas Especiais, faz a mediação com os setores educacionais dos espaços culturais e obtém do Instituto Fundepar os recursos necessários repassados às escolas para o transporte dos estudantes.



Via AEN Pr

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments