O Governo do Estado lançou nesta segunda-feira (24), durante a 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Semana Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Denominado Paraná Faz Ciência 2023, o evento faz parte da 20ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT 2023), e será realizado no período de 7 a 10 de novembro, na Universidade Estadual de Londrina (UEL).
A iniciativa é da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), em parceria com a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e a UEL. O objetivo é fortalecer a cultura científica e tecnológica, por meio de ações integradas de disseminação do conhecimento, e promover o acesso da população às atividades acadêmico-científicas, fortalecendo a atuação institucional do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná.
O Paraná Faz Ciência pretende reunir centenas de estudantes e professores dos diferentes níveis de ensino, desde a Educação Básica até a Educação Superior, e representantes de organizações da sociedade civil.
Na programação, além de visitas técnicas, oficinas de ciência, tecnologia, cultura e arte, estão previstos eventos como o Encontro do Ensino Superior do Futuro, a Mostra Interativa de Ciência, Tecnologia e Inovação, o Encontro Paranaense de Comitês de Suporte para Pesquisa Científica e Tecnológica, o Encontro Paranaense de Editores Científicos.
O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Nelson Bona, destacou a retomada do encontro anual em torno da produção científica e tecnológica. “O Estado irá reunir as expertises em termos de ciência e tecnologia em um diálogo permanente para promover debates que orientem o fomento da ciência no Paraná e, ao mesmo tempo, celebrar o que vem sendo realizado com foco no desenvolvimento regional sustentável”, afirmou.
Para o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação Araucária, Luiz Marcio Spinosa, o Estado cumpre um papel de cada vez mais desenvolver a ciência, tecnologia e inovação. “A ideia é que a semana estadual de ciência seja um instrumento de desenvolvimento de áreas estratégicas para o Paraná, como agronegócio, biotecnologia, saúde, energias sustentáveis e renováveis, cidades inteligentes, sociedade, educação e economia”, elencou o gestor, ressaltando que “a transformação digital é área transversal para o desenvolvimento sustentável”.
PARCERIA – O Paraná Faz Ciência 2023 conta com a parceria das secretarias estaduais da Educação e da Inovação, Modernização e Transformação Digital; do Instituto de Desenvolvimento de Londrina, das universidades estaduais de Maringá (UEM), de Ponta Grossa (UEPG), do Oeste do Paraná (Unioeste), do Centro-Oeste (Unicentro), do Norte do Paraná (UENP) e do Paraná (Unespar); e da Universidade Virtual do Paraná (UVPR), programa estratégico da Seti, que reúne os centros de educação a distância das instituições estaduais de ensino superior.
A reitora da UEL, Marta Regina Gimenez Favaro, enfatiza que a área de ciência e tecnologia aproxima a academia da sociedade e mostra o que a UEL produz. “Esta é a oportunidade de mostrar o que está sendo produzido de conhecimento e de novas tecnologias nas universidades, reforçando um dos princípios básicos da universidade, que é o serviço à sociedade. O melhor serviço que podemos prestar é a produção de conhecimento”, pontua.
As cinco instituições federais de ensino superior paranaenses fecham o grupo de parceiros do evento: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná (IFPR).
ESTADO NASBPC – Os participantes do evento podem conferir as ações do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná nos pavilhões da 30ª Exposição de Ciência e Tecnologia (Expotec 2023) e da SBPC Jovem. Uma das iniciativas é o Novo Arranjo de Pesquisa e Inovação – NAPI de Tecnologia Assistiva que desenvolve conhecimento e produtos de acessibilidade para a população paranaense. Entre os produtos estão próteses faciais e cadeiras customizadas para que pessoas com limitação motora tenham acesso à praia.
As professoras Ariane Pereira (Unicentro) e Larissa Lara (UEM) participaram nesta segunda como conferencistas em programações sobre comunicação digital e esporte, respectivamente, ambas com foco na democracia e justiça social. Nos próximos dias também serão apresentados o programa do Vestibular dos Povos Indígenas do Paraná, política pública pioneira no País para acesso ao ensino superior, e projetos estratégicos do Estado para o Ensino Superior, como as Agências de Inovação para o Desenvolvimento Regional Sustentável (Ageunis) e os programas de extensão das universidades estaduais. Confira a programação completa do estande AQUI.
A 75ª Reunião Anual da SBPC acontece no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A programação segue até sábado (29) com diversas atividades práticas e exposições, reunindo milhares de acadêmicos de todo o Brasil, entre estudantes, professores e pesquisadores.
Serviço:
Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior do Paraná na 75ª Reunião Anual da SBPC
Estandes nos pavilhões da Expotec 2023 e SBPC Jovem
Período: até 29 de julho
Local: Centro Politécnico da UFPR (entrada gratuita)