Com o objetivo de discutir a Rede de Atenção à Saúde (RAS) a partir das experiências vivenciadas nos territórios, promover a troca de saberes e fortalecer o protagonismo das equipes regionais, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) realiza em Curitiba o 15º Encontro de Formação de Tutores Regionais do PlanificaSUS Paraná. O evento, que teve início na terça-feira (10) e segue até quinta-feira (12), e reúne mais de 100 profissionais das 22 Regionais de Saúde do Estado.
Com a participação do grupo operacional do PlanificaSUS Paraná, a equipe do Hospital Israelita Albert Einstein e dos tutores da regiões, o encontro tem como foco inicial a análise da Linha de Cuidado em Saúde Mental e o impulsionamento de discussões sobre as ações já implementadas, além da definição das próximas etapas a serem executadas.
O evento também promove o compartilhamento de experiências regionais de todas as regionais e o desenvolvimento de um planejamento estratégico para 2025. Durante as discussões, as equipes apresentaram as iniciativas realizadas em seus territórios e debateram estratégias para fortalecer e aprimorar a Rede de Atenção à Saúde (RAS) no estado.
De acordo com a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde e coordenadora estadual do PlanificaSUS Paraná, Maria Goretti David Lopes, a capacitação contínua das equipes é essencial para transformar o sistema de saúde. “Estamos investindo na educação permanente das equipes para provocar mudanças e construir um sistema de saúde mais eficiente. São muitos desafios a serem superados, mas o PlanificaSUS permite integrar diferentes níveis de atenção, especialmente entre as áreas técnicas de Atenção e Vigilância em Saúde”, destacou.
A diretora também reforçou a importância de ouvir as equipes e valorizar as experiências locais. “Tivemos muitos avanços e ainda enfrentamos desafios significativos. Para superá-los, é fundamental ouvir as equipes, valorizar suas experiências na planificação e pensar juntos em formas de fortalecer esse projeto tão importante”, complementou.
PLANIFICASUS – O PlanificaSUS Paraná foi iniciado em 2019 como um projeto piloto na 4ª Regional de Saúde (Irati), com apoio técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Hospital Israelita Albert Einstein, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (ProadiSUS). Em 2021, o Paraná tornou-se o primeiro estado brasileiro a descentralizar a metodologia, expandindo-a para todas as suas regiões de saúde.
Atualmente, o PlanificaSUS Paraná abrange 974 unidades da Atenção Primária à Saúde, 36 Ambulatórios e 35 Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), envolvendo cerca de 10 mil profissionais. O projeto é conduzido por um grupo que inclui representantes da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), do Conselho Estadual de Saúde do Paraná (CES-PR), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR) e da Associação dos Consórcios Intermunicipais de Saúde do Paraná (Acispar).
O PlanificaSUS é uma estratégia que busca reorganizar os processos de trabalho das equipes da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE), com o objetivo de aprimorar o acolhimento e o cuidado oferecido aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).