Cineastas de toda a América Latina com produções em curta-metragem já podem se inscrever para a 15ª edição do Curta Canoa, o Festival Latino-Americano de Cinema de Canoa Quebrada. O Evento acontece na comunidade praieira, que fica em Aracati, no Ceará, entre os dias 06 a 13 de setembro deste ano.
Podem participar da mostra cinematográfica, obras de até 20 minutos de duração, produzidas a partir de 2023, nos gêneros de documentário, ficção, animação ou experimental, abordando qualquer tema.
Além dos curtas latino-americanos, haverá a Mostra Competitiva de curta metragem de filmes e vídeos brasileiros que irão concorrer ao Troféu Lua Estrela e prêmios em dinheiro. São várias categorias que serão reconhecidas, entre elas atuação, técnica, roteiro e melhor filme.
As produções da competição serão exibidas em um telão montado em praça pública e serão analisados por um júri composto por pessoas da área do audiovisual. Já os filmes selecionados a partir de 14 anos serão exibidos em locais fechados.
Durante a mostra, além da projeção dos títulos inscritos, estão previstas oficinas, palestras, capacitações, seminários e ações ligadas ao meio ambiente.
A inscrição é gratuita e pode ser feita até 31 de maio no site curtacanoa.com. O regulamento completo também está disponível na página do Festival.
A lista com os títulos selecionados será divulgada no dia 30 de julho e os realizadores tem até 30 de agosto para enviar o curta produzido para a organização do Curta Canoa.