O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez um festival dedicado a troca de experiências e soluções sustentáveis geradas por favelas e comunidades periféricas. O 1º Festival Favela Sustentável acontece na Lapa, região central da cidade, neste sábado (19), e promete reunir cerca de 1,3 mil pessoas, entre moradores de mais de 90 favelas do Grande Rio e o público de toda a cidade.

A iniciativa é da Rede Favela Sustentável, organização criada em 2017. O Festival será uma grande feira de trocas de experiências e saberes, com tecnologias e produções periféricas, para mostrar e reconhecer a potência das comunidades fluminenses.

A diretora Executiva da ComCat, Comunidades Catalisadoras, responsável pela equipe de gestão da Rede, Theresa Williamson, reforça que essa é a primeira vez que o público em geral terá a oportunidade de estar em contato com diversas soluções geradas nesses territórios.

“A gente sempre faz ações internas, dentro dos territórios. A gente já desenvolveu infraestrutura em nível solar, teto verde, biossistema pra saneamento. A gente já fez incidência política, pesquisa de justiça energética nas favelas, a gente foi até Brasília com esses dados. A gente também faz mutirões, faz intercâmbios, mas a gente nunca fez isso aberto pro público, pra cidade como um todo”.  

Theresa Williamson destaca algumas das atividades da programação.

“Temos 100 atividades que foram montadas por esses coletivos de favela e aliados técnicos, em todos os temas possíveis, seja cultura, apresentações culturais, vai ter oficinas, uma área de terapia, cura. A gente vai ter roda de conversa, exposição, artesanato. A gente vai ter um pouquinho de tudo dessas soluções que as comunidades vêm construindo”.

O Festival Favela Sustentável acontece das 9h às 17h, na Fundição Progresso, e conta com a participação de mais de 100 coletivos socioambientais e aliados da Rede Favela Sustentável. A entrada é gratuita.

 




Via Fonte