Assim como muitas outras áreas, o cinema sofreu consequências durante a pandemia de covid-19. Isso porque, além da impossibilidade de lançamento, foi necessário interromper as produções. As grandes indústrias também passaram por problemas, dentre elas, a Marvel Studios. O presidente da empresa comentou em entrevista a visão da Marvel sobre o fim do cinema.
Mesmo com todos os problemas, a indústria do cinema se mantém forte
A Marvel teve que ajustar o seu calendário, com isso, os lançamentos previstos para 2020 foram adiados para o ano seguinte. Com base nos prejuízos a essa indústria, muito se especulou sobre o fim dos cinemas. O presidente da Marvel, Kevin Feige, comentou a visão da empresa sobre o fim do cinema em entrevista para o podcast The Movie Business.
Ele afirmou que, durante a pandemia, conversou com uma pessoa da área, a qual não nomeou, sobre o fim do cinema devido à pandemia. A pessoa então afirmou que tudo melhoraria dentro de três anos, e foi realmente o que aconteceu. Feige comentou:
“E eu pensei: ‘Isso é horrível. Eu quero que leve seis meses para melhorar.’ E essa pessoa muito inteligente acabou estando certa.”
Na ocasião, ele comparou ir aos cinemas com ver um jogo de futebol nos estádios. Embora as pessoas possam ver pela televisão, milhares de torcedores ainda frequentam os estádios. O mesmo acontece com os cinemas e teatros. As pessoas gostam de compartilhar a experiência, as comemorações, tristezas e alegrias.
Ele completa, no podcast:
“Se um dia você começar a ver estádios vazios em eventos esportivos, então você pode começar a se preocupar com o teatro. Mas, isso não vai acontecer, porque você precisa dessa experiência compartilhada.’ Então, meu prognóstico para o futuro é muito positivo, e haverá muita mudança e muita perturbação, mas as pessoas ainda querem estar em um teatro, chorar, torcer e rir juntas. E você está vendo isso nesta temporada de férias, e esperamos vê-la continuar a construir e crescer no próximo ano.”
Assim, a visão da Marvel sobre o fim do cinema é contrária a essa afirmação. Kevin Feige mostrou-se convencido de que a indústria de cinema de fato não chegará ao fim. As consequências da pandemia e os momentos difíceis são passageiros. Os lançamentos recentes com grande público de bilheteria provam que essa teoria de fato não se mostra verdadeira.