A sanidade animal e a zootecnia de precisão são os principais temas na 22.ª Feira da Indústria Latino-Americana de Aves e Suínos (AveSui América Latina 2023), que começou nesta terça-feira (25) e se estende até quinta-feira (27), em Medianeira, no Oeste do Paraná. Focada em negócios, a feira integra produtores, agroindustriais e investidores com empresas de tecnologia voltadas a essas cadeias.
“A AveSui valoriza, reconhece e estimula o setor de proteína animal em todo o País e particularmente no Paraná, que é líder na produção de carne de frango, representando 34% da produção nacional e 40% das exportações. No setor de suínos, o Estado representa 21% da produção nacional e logo deverá se tornar líder na produção desta proteína também”, disse o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que participou da abertura.
Ele reforçou que o Estado é e será sempre parceiro das empresas e das cooperativas tanto na melhoria da produção quanto na exploração de mercados internacionais. “Somos bons na produção de proteínas animais, temos tamanho, qualidade, sanidade, preço competitivo e precisamos ajustar um pouco a estratégia comercial para estabelecer relações duradouras com os compradores”, afirmou.
O controle sanitário em granjas de aves e suínos é um dos principais pilares de sustentação para o bom desempenho de todas as etapas da criação comercial. Por isso a AveSui discute sobre a Peste Suína Africana (PSA), Salmonella, Influenza Aviária (H5N1), prevenções e suas implicações nas cadeias produtivas de aves e e suínos.
“A Influenza Aviária e a sanidade são assuntos que nós preocupam neste momento, mas parabenizamos as cooperativas e empresas pela pegada consistente na defesa de seus negócios”, disse Ortigara. “Não temos a gripe aviária, mas não estamos imunes e tudo tem de ser feito para prevenir, pois é ameaça séria, e, se entrar, temos de agir de forma rápida, eficaz e com transparência”.
A programação técnico-científica prevê a realização do 7.º Congresso de Zootecnia de Precisão, no qual serão discutidos temas como inteligência artificial a favor da produção animal. O bem-estar animal também está no foco.
Nesta edição, a AveSui lançou o Projeto Integrar – Novos Talentos. Ele foi criado para estreitar o relacionamento entre estudantes e novos talentos com as agroindústrias, cooperativas e empresas avícolas e suinícolas. A intenção é facilitar a comunicação entre os profissionais, com vistas a formar um banco de dados para imediata ou futura contratação.
No ano passado, a AveSui América Latina 2022 marcou a retomada dos eventos presenciais do setor após a pandemia. Em três dias foram gerados R$ 900 milhões em negócios, comprovando a sua vocação como um ambiente propício para encontros empresariais com foco em negociações e apresentação de novas tecnologias. O evento é organizado pela empresa Gessulli Agribusiness e realizado na sede da Lar Cooperativa, em Medianeira.
PRESENÇAS – Estiveram presentes na abertura o prefeito de Medianeira, Antonio França; o presidente do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), Natalino Avance de Souza; o presidente da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Otamir Cesar Martins; os presidentes das cooperativas Lar, Irineo da Costa Rodrigues; Coopavel, Dilvo Grolli; Frimesa, Elias Zidek; Copacol, Valter Pitol; e Primata, Anderson Sabadin; o diretor da C.Vale, Valter Andrei Dal Boit; a diretora da Aurora, Marinei Zupo Rocha; o presidente do Sindiavipar, Roberto Kaeffer; o chefe do Núcleo Regional da Seab em Cascavel, Manoel Márcio Chaves; e a chefe regional da Adapar, Odete Volz Medeiros.