A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (ACIMACAR) tornou-se oficialmente Correspondente da Fomento Paraná. O convênio entre as entidades foi assinado na última quinta-feira (11), durante reunião com membros da diretoria da associação.
Por meio desta parceria, os empreendedores de Marechal Candido Rondon passam a contar com mais uma possibilidade de obter linhas de financiamento de baixo custo para investir na ampliação e manutenção de seus negócios. O acordo foi firmado pelo diretor-presidente da Fomento, Heraldo Neves, e o presidente da associação, Ricardo Leites.
O Correspondente é responsável por atuar na captação e encaminhamento de operações de crédito de até R$ 1,5 milhão para compra de máquinas, equipamentos, reformas, ampliações e também capital de giro associado ao investimento.
“O Oeste paranaense é uma região muito promissora e empreendedora. A Fomento Paraná possui um histórico de apoio aos pequenos negócios no município e na região, por meio do microcrédito. Agora, essa parceria permite oferecer crédito em valores mais elevados e injetar novos recursos na economia, gerando novos negócios, emprego e renda”, afirma Heraldo Neves.
DETERMINAÇÃO – A nova parceria com a Acimacar é parte de um trabalho que a Fomento Paraná vem realizando nos últimos meses por determinação do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Os diretores estão percorrendo municípios de todas as regiões do estado para divulgar a instituição, mostrar a importância que os municípios tem para o Governo do Estado e principalmente ampliar a oferta de recursos para fortalecer os pequenos negócios no Paraná. Desde março, diretores da empresa já percorreram mais de 60 municípios com este objetivo.
“Essa parceria reforça o trabalho do Sistema Paranaense de Fomento, que conta com a participação do BRDE e da Agência Paraná de Desenvolvimento, para consolidar no Paraná como estado que proporciona um ambiente favorável aos negócios”, explica Neves.
Para o presidente da ACIMACAR, a nova parceria representa um momento muito importante. “A oferta de crédito estimula o crescimento da economia local e a geração de emprego e renda, onde todos têm benefícios. Através de oportunidades como essa é que podemos incentivar e contribuir com ambientes mais favoráveis aos negócios para nossas micro e pequenas empresas”, pontua Ricardo Leites.
Estiveram presentes no evento o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Marechal Rondon, Sérgio Marcucci, o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, o analista de desenvolvimento Moacir Cardoso e a assessora de relações institucionais Emilia Belinati.
BOX 1
Fomento busca novas parcerias com Quatro Pontes, Maripá e Terra Roxa
O diretor-presidente da Fomento Paraná, Heraldo Neves, e o diretor de Mercado, Renato Maçaneiro, também foram recebidos pelo prefeito de Quatro Pontes, João Inácio Laufer, e pelo vice, Tiago Hansel, na quinta (11). O encontro teve a participação de secretários municipais e do presidente da Associação Comercial local, Diogo Borchert.
A visita a Quatro Pontes é parte do trabalho para formalizar novas parcerias com municípios para credenciar agentes de crédito e correspondentes visando ampliar a oferta de crédito aos empreendedores paranaenses e aos municípios, por meio do Sistema Paranaense de Fomento, em conjunto com o BRDE e a Agência Paraná de Desenvolvimento.
Nesta semana a viagem foi iniciada por Marechal Cândido Rondon. Em seguida o grupo seguiu para Quatro Pontes e em seguida Maripá, municípios que ainda não contam com agentes de crédito ou Correspondentes ativos.
Em Maripá, que tem aproximadamente 6 mil habitantes, os diretores da Fomento Paraná foram recebidos pelo prefeito Anderson Bento Maria e pelos secretários de Administração, Rodrigo Schanoski, e de Governo, Jonis Spagnol. A instituição também busca parceria com as associações comerciais para divulgação entre os empresários locais, além da Sala do Empreendedor, que acompanha principalmente, os Micro Empreendedores Individuais (MEIs).
O prefeito Anderson Bento Maria se colocou à disposição da Fomento Paraná. “O acesso ao crédito pode ser vantajoso para os empresários que querem investir no seu negócio, além de contribuir para o desenvolvimento local, gerando emprego e renda para a população”, afirmou.
O dia terminou em uma grande reunião em Terra Roxa, com o prefeito Altair de Pádua, diversos assessores e secretários do município, coordenadores do Arranjo Produtivo Local de Moda Bebê, o agentes de desenvolvimento do Sebrae que atuam na Sala do Empreendedor, o diretor da Escola do Trabalho, representantes da Associação Comercial (Aciatra) e do sindicato local.
De acordo com o diretor de Mercado da Fomento Paraná, Renato Maçaneiro, foi um encontro muito produtivo. “O prefeito Altair fez uma grande reunião com todos os envolvidos no assunto e mostrou-se muito interessado na oportunidade de facilitar o acesso ao crédito para estimular e fortalecer os pequenos negócios, bem como pleitear recursos para financiar obras públicas de infraestrutura e outros projetos”, afirmou. A prefeitura de Terra Rocha inclusive já possui um funcionário que foi capacitado para atuar como agente de crédito.