Home Entreterimento Freddy Ferreira analisa a bateria da São Clemente no ensaio técnico

Freddy Ferreira analisa a bateria da São Clemente no ensaio técnico


A “Fiel Bateria” da São Clemente de mestre Caliquinho fez um excelente ensaio técnico, no encerramento das escolas da Série Ouro da Liga RJ. Um treino marcado pela conjunção sonora equilibrada e por arranjos musicais que com simplicidade deram balanço ao ritmo. Na cozinha da bateria, uma afinação pesada, particularmente grave foi notada, estando plenamente inserida nas tradições da escola preta e amarela da zona Sul. O balanço envolvente dos surdos de terceira foi percebido. Bem como caixas e repiques acrescentaram valor sonoro e integrando a musicalidade da “Fiel Bateria”.

Já nas peças leves, uma ala de tamborins de nítida qualidade técnica contribuiu bastante com a sonoridade da cabeça da bateria. O naipe de chocalhos também merece exaltação pelo trabalho sólido e destacado. A ala de cuícas, que tocou de forma coesa e correta, auxiliou no preenchimento da musicalidade da parte da frente do ritmo.

A tradicional subida de quatro dos surdos clementianos transcorreu de modo constante e seguro, permitindo uma fluência entre os mais diversos naipes a cada execução impecável.

A bossa realizada no refrão do meio deu impacto sonoro à bateria da São Clemente. Se aproveitou do molho envolvente dos surdos de terceira para iniciar a convenção com uma espécie de Afoxé, com uma pegada mais moderna. A finalização usando um toque de caixas ousado deu complexidade rítmica a referida bossa.

A paradinha de maior destaque sonoro foi a do refrão principal do irreverente samba-enredo clementiano. Uma elaboração musical moderna, fazendo alusão ao ritmo de Funk, estando plenamente inserida no que solicita a obra da escola de Botafogo. A construção do arranjo foi baseada no balanço dos surdos, principalmente pelo molho proporcionado pelas terceiras. Um acerto tanto cultural, quanto musical.

Mestre Caliquinho e toda “Fiel Bateria” clementiana tem motivos de sobra para ficarem contentes com o ensaio técnico realizado. Um ritmo que mostrou a bateria da São Clemente no caminho certo em busca de ajudar a escola com a nota máxima dos julgadores.





Via R7.com

Sair da versão mobile