Em entrevista à CNN, José Ricardo Sasseron, vice-presidente de Negócios de Governo e Sustentabilidade Empresarial do Banco do Brasil (BB), conta que a instituição deve assinar ao longo da próxima semana uma nova captação de recursos para investimentos em sustentabilidade.

O banco estatal está entre as autoridades, membros da sociedade civil e empresas que participam do G20 para promover agendas próprias que conversem com a pauta do fórum internacional.

Segundo Sasseron, a operação é fruto da participação no G20. “O Banco do Brasil financia desde o grande empresário até a agricultura familiar, então não pode ficar de fora de debates como o do G20 Social. Nossa participação nesses eventos interessa para trazer um reconhecimento da nossa atuação em sustentabilidade”, pontuou à CNN.

O valor captado deverá ser anunciado com a assinatura.

Entre as atividades financiadas pelo BB estão projetos de bioeconomia, mercado de carbono, agricultura sustentável, energia renovável e outros.

A meta do banco é captar R$ 100 bilhões até 2030 para esses investimentos em sustentabilidade. “Essa participação nossa ajuda nessa ambição para a meta de 2030. O mais importante é consolidarmos nossa atuação nessa pauta”, disse Sasseron.

Os recursos que devem ser anunciados nos próximos dias se somam aos R$ 36 bilhões já captados pelo banco ao longo dos últimos dois anos.

De acordo com o VP de sustentabilidade do BB, metade do montante levantado já foi liberado em operações de crédito. Ele afirma que a expectativa é de internalizar o restante ao longo deste ano e do próximo.

Sobre a Cúpula do G20 Social – cujo comunicado reforçou cobrança aos Chefes de Estado sobre taxação de super-ricos para financiar o combate às mudanças climáticas -, Sasseron afirma que boa parte dos objetivos do banco foram cumpridos, e destaca a carta de propostas ao G20, enviada junto de outras estatais e bancos federais.

O porta-voz do BB reitera que este é um compromisso de longo prazo do banco, e que a campanha pela pauta de sustentabilidade continua em 2025, mirando a COP30, a Cúpula do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) que será sediada em Belém.

Igualdade Étnico-Racial

Lançados em 2015, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma série de metas, divididas em 17 temas, a serem atingidas até 2030. Na sexta-feira (15), foi realizada, no âmbito do G20, a cerimônia de lançamento do 18º ODS: Igualdade Étnico-Racial.

Lançamento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 18 - Igualdade Étnico-Racial, no G20 Social, no Museu do Amanhã
Lançamento do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável ODS 18 – Igualdade Étnico-Racial, no G20 Social, no Museu do Amanhã • Rio de Janeiro (RJ) 15/11/2024 – Fernando Frazão/Agência Brasil

Entre as metas do novo ODS está a promoção da diversidade e eliminação do racismo no ambiente de trabalho. Sasseron celebrou o lançamento da proposta no G20, e afirmou que o BB deve chegar em 2025 com 30% dos seus cargos de direção ocupados por pretos, pardos ou indígenas (PPI).

Segundo o porta-voz do banco, atualmente pessoas PPI estão em 28% dos postos de gerência do BB.

Cresce número de empresas sem mulheres e negros em cargos de direção



Via CNN