Home Editorias Agricultura Gestão ambiental: Ceasa Curitiba é a primeira do Brasil a conquistar a...

Gestão ambiental: Ceasa Curitiba é a primeira do Brasil a conquistar a ISO 14001


A unidade de Curitiba da Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa) é a primeira do Brasil a receber a certificação ISO 14001, que atesta sistemas de gestão ambiental, concedido pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). O certificado de conformidade com as normas, emitido pelo Instituto de Tecnologia do Paraná – Tecpar, é válido pela gestão de instalações para comercialização de flores, frutas, legumes e verduras.

A Ceasa atua em abastecimento com segurança alimentar, atendendo também a legislação e outros requisitos aplicáveis neste setor, além de prevenir a poluição e demais impactos adversos ao meio ambiente, praticando a responsabilidade socioambiental nas comunidades onde está inserida. O programa foi implantado inicialmente na Ceasa Curitiba. Na sequência as ações também devem ser estendidas para as outras quatro unidades atacadistas da empresa em Londrina, Maringá, Cascavel e Foz do Iguaçu.

“Esse trabalho na unidade Curitiba vem sendo desenvolvido mais intensamente nos últimos dois anos, quando iniciamos o processo de busca da ISO 14001. Recebemos visitas periódicas dos auditores que acompanharam esses trabalhos, resultando agora nessa certificação”, explica Éder Bublitz, diretor-presidente da Ceasa Paraná. “As ações de conscientização ambiental, evitando também o desperdício de alimentos, têm forte participação dos produtores e permissionários atacadistas que atuam na Ceasa e também colaboram com esses trabalhos”, destaca.

GESTÃO AMBIENTAL – Visando a certificação, no início deste ano, a Ceasa Curitiba passou por uma auditoria interna, seguindo as determinações da Associação Brasileira de Normas Técnica – ABNT. “A averiguação é uma fase importante e preparamos a empresa para essa etapa, que identificou possíveis lacunas no sistema de gestão ambiental e as revisões necessárias, que foram realizadas”, diz João Luiz Buso, diretor administrativo-financeiro da Ceasa Paraná.

A ISO 14001 é uma norma que permite às empresas estabelecerem ou aprimorarem um Sistema de Gestão Ambiental, possibilitando que se desenvolva uma estrutura para a proteção do meio ambiente e mudança em relação a condições ambientais e culturais. “Além disso, possibilita também ações voltadas à sustentabilidade, cadeias de valor, ciclo de vida, entre outros”, explica Buso.

AÇÕES – A Ceasa de Curitiba tem três Ecopontos, que antecedem a disposição em caçambas. Os alimentos com valor comercial são selecionados e reaproveitados, compondo o montante destinado ao programa Banco de Alimentos – Comida Boa. A iniciativa recebeu recentemente o Prêmio Aster 2023na categoria Responsabilidade Social, promovido pela Esic Business & Marketing School, instituição espanhola com unidade em Curitiba.

Os Ecopontos da Ceasa Curitiba aproveitam diariamente, em média, entre 20 a 30 toneladas de resíduos orgânicos. Depois de classificados e armazenados em caçambas de 10 metros cúbicos são transportados até a estação de tratamento para Biodigestão na CS BIO Energia, localizada em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A Sanepar integra o convênio desta estação em um contrato tripartite.

O objetivo da usina é o tratamento sustentável e ambientalmente correto de resíduos orgânicos provenientes tanto da maior estação de tratamento de esgotos de Curitiba, na forma de lodo sanitário, quanto de geradores comerciais e industriais na forma de resíduos orgânicos sólidos ou líquidos.

O destino ideal para resíduos orgânicos é ser reciclado por meio de processos como a compostagem ou a biodigestão, que praticamente eliminam os problemas encontrados em lixões e aterros sanitários e devolvem aos resíduos orgânicos seu papel natural de fertilizar os solos.

PROGRAMA SOCIAL – A Ceasa tem, ainda, o programa social Banco de Alimentos – Comida Boa, uma iniciativa de abastecimento e segurança alimentar. O programa atua em parceria com produtores e permissionários através da coleta e repasse de hortigranjeiros sem padrão de comercialização, porém ainda em boas condições de consumo. Depois de selecionados e separados, esses produtos são repassadas para as 531 entidades cadastradas – orfanatos, creches, hospitais públicos e instituições assistenciais, que atendem, em média, cerca de 130 mil pessoas por mês. Os Bancos de Alimentos das cinco unidades da Ceasa Paraná fazem um reaproveitamento anual de cerca de 5 mil toneladas de produtos que seriam descartados em aterros sanitários.

TECPAR – A certificação ambiental assegura às empresas o comprometimento com o meio ambiente. O Tecpar Cert, é o organismo do Instituto de Tecnologia do Paraná, que atua com certificação, acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (Cgcre), para o sistema de gestão ambiental NBR ISO 14001, com reconhecimento internacional do International Accreditation Fórum – IAF.



Via Fonte

Sair da versão mobile