Técnicos e gestores de 27 municípios do Sudoeste do Paraná participam nesta quinta-feira (26), em Francisco Beltrão, do I Workshop Regional de Vigilância Sanitária – “Nós Somos Visa”. O objetivo é a proteção e promoção da saúde da população. O trabalho conjunto entre profissionais e gestores da área aborda diversas questões relacionadas à vigilância sanitária na região, com ênfase na segurança do paciente nas instituições de saúde.
O tema é considerado essencial para garantir a qualidade do cuidado aos pacientes, acompanhantes, visitantes e aos profissionais de saúde, em particular, para a prevenção de infecções hospitalares. O encontro é promovido pela secretaria estadual da Saúde (Sesa), por meio da sua 8ª Regional, e a Secretaria da Saúde de Francisco Beltrão, com o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems/PR).
As ações de vigilância sanitária abrangem um conjunto de medidas que tem por finalidade eliminar, reduzir e prevenir riscos à saúde e intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente. Para a diretora de Atenção e Vigilância da Sesa, Maria Goretti Lopes, o trabalho da Visa é um dos primeiros e mais importantes para a saúde da população.
“Tudo o que está relacionado ao nossa saúde e bem-estar passa pelo crivo da vigilância sanitária. As ações junto com os municípios contribuem para uma regulação, fiscalização e educação sanitária mais resolutiva e, consequentemente, na diminuição e prevenção dos riscos”, afirma.
O encontro reúne cerca de 120 pessoas dos municípios de Francisco Beltrão, Ampére, Barracão, Bela Vista da Caroba, Boa Esperança do Iguaçu, Bom Jesus do Sul, Capanema, Cruzeiro do Iguaçu, Dois Vizinhos, Enéas Marques, Flor da Serra do Sul, Manfrinópolis, Marmeleiro, Nova Esperança do Sudoeste, Nova Prata do Iguaçu, Pérola d’Oeste, Pinhal de São Bento, Planalto, Pranchita, Realeza, Renascença, Salgado Filho, Salto do Lontra, Santa Izabel do Oeste, Santo Antônio do Sudoeste, São Jorge d’Oeste, Verê.
“Esse evento representa um passo significativo em direção à construção de uma comunidade mais saudável e segura para os cidadãos. A presença dos gestores e de todos esses profissionais fazem toda a diferença na realização desse trabalho”, disse Nádia Zanella, diretora da 8ªRS.