O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), iniciou nesta semana a primeira capacitação com protocolos internacionais e certificação da Advanced Medical Life Support (AMLS) para profissionais da linha de frente do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).
Ao todo serão 32 encontros entre abril e outubro deste ano, contemplando oito cidades: Curitiba, Umuarama, Cascavel, Pato Branco, Maringá, Londrina, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu, que é a primeira cidade a receber a certificação.
O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, destacou a importância da certificação. “A qualificação dos profissionais impacta diretamente no atendimento aos paranaenses e torna o sistema de saúde e a Rede de urgência como um todo, mais segura e eficiente”, disse.
A certificação é voltada para o atendimento pré-hospitalar às emergências clínicas, com a utilização de pacientes reais que simulam situações de risco. Ao todo, o Governo investiu R$ 4,5 milhões no treinamento de mil profissionais de todo o Estado. O Paraná é o único do País a investir no treinamento de urgência para esse número de profissionais.
A aluna Ana Rosa Roncato, de 44 anos, já atua na área da saúde há 23 anos e no Samu de Londrina há pelo menos 15. Segundo ela, a certificação permite delimitar uma linha de atendimento. “Com o curso você consegue definir melhor para onde esse paciente deve ir, qual a conduta a ser tomada e isso facilita para que o paciente não corra riscos”, afirmou.
A implantação dessa capacitação atende a proposta de qualificação da Rede de Atenção indicada no Plano Estadual de Saúde, logo após da cobertura de 100% do Samu atingida no ano passado.
O diretor executivo de Saúde da Sesa, César Neves, participou da capacitação nesta sexta-feira (28), em Foz do Iguaçu. “A certificação demonstra esse olhar diferenciado do Estado para a urgência. Essa é a maior iniciativa do país na formação de médicos e enfermeiros para atendimentos clínicos do Samu”, disse.
AMLS – O AMLS é o principal curso internacional dedicado a profissionais que realizam atendimento pré-hospitalar, especialmente de emergência clínica. Ensinado em todo o mundo desde 1999, o treinamento foi o primeiro programa de educação para serviços de emergência a abordar, de maneira completa, a melhor forma de tratar pacientes com patologias clínicas.
PRESENÇAS – Participaram do evento o coordenador estadual do Siate, major Marcos Galeazzi; a gerente de Atenção à Urgência da Sesa, Giovana Fratin; e a diretora da 9ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, Ielita Santos.