O Governo do Estado repassou nesta terça-feira (15) aos 399 municípios do Paraná recurso financeiro para a qualificação do acesso e atendimento de procedimentos de Média Complexidade Ambulatorial. No total, foram transferidos R$ 150 milhões, calculados de maneira proporcional ao tamanho da população de cada cidade.
Esses atendimentos de média complexidade incluem exames como tomografias, endoscopias, ultrassonografias, além de consultas com especialistas.
Os valores foram transferidos por meio do Fundo Estadual de Saúde, e cabe aos gestores municipais a aplicação dos recursos de acordo com os contratos firmados com os estabelecimentos de saúde contratados. A destinação dos recursos foi formalizada na
.
“Em 18 de março fizemos essa deliberação, em parcela única para os fundos municipais. Nosso foco é qualificar ainda mais os serviços ofertados no Paraná para consultas e exames aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
De acordo com o documento, os municípios deverão priorizar atendimentos e procedimentos de natureza diagnóstica, com ênfase nos pacientes que aguardam confirmação diagnóstica e na realização de exames pré-operatórios para cirurgias eletivas, observando o limite físico-financeiro disponível de cada ente municipal.