O badalado prêmio internacional de música Grammy Awards 2023, que ocorre dia 5 de fevereiro, será especial neste ano para os brasileiros. É a segunda vez na história apenas que uma mulher brasileira foi indicada ao prêmio, que neste ano é a Anitta na categoria artista revelação do ano — a primeira foi Astrud Gilberto, nos anos 60.
Dados do time de Big Data da plataforma global de publicidade MGID mostram que o interesse dos internautas é notavelmente maior em Anitta se comparado a outros artistas indicados como Latto e Wet Leg, que aparecem respectivamente em segundo e terceiro lugar na busca dos internautas. E não é só o público que está apostando na cantora, a crítica parece bem favorável a indicação de Anitta como artista revelação, incluindo a conceituada publicação do meio artístico Billboard.
A publicação dividiu os indicados em três categorias. São aqueles que têm “pequena chance de ganhar”, os “improváveis” e os “principais candidatos”, estando a Anitta nesta última. Entre as músicas que despertaram maior número de acessos e de matérias em portais destacam-se “As It Was” de Harry Styles, música que viralizou nas redes sociais, seguida em segundo lugar, praticamente empatados “Break My Soul” de Beyoncé e “About Damn Time” de Lizzo.
Anitta planeja novo álbum
No começo do mês, Anitta concedeu uma entrevista para Billboard dos Estados Unidos onde falou sobre sua indicação ao Grammy em uma das principais categorias, Best New Artist e confirmou ainda a produção de seu próximo álbum. A cantora que encerrou o ano quebrando diversos recordes pelo mundo, busca agora ser a primeira brasileira a ganhar o Best New Artist e na entrevista ela conta como é concorrer na maior premiação musical do mundo.
“É muito especial, então eu realmente me senti incrível como um “Best New Artist”, disse ela ainda completando sobre seu tempo de carreira no Brasil e concorrer em Artista Revelação nos Estados Unidos.
Algumas pessoas no Brasil diriam: “não sei, não é um novo artista”, mas no Brasil eu trabalho há 12 anos, mas aqui na América, na verdade, estou apenas começando agora. É tão diferente, é tão difícil para mim chegar a esse outro nível, de entrar em outro mercado e trabalhar lá que para mim é um novo artista, porque, para mim, é uma nova carreira do zero, absolutamente.
Anitta, em entrevista para a Billboard norte-americana
Anitta ainda contou que vem trabalhando em seu próximo álbum totalmente de funk e que trilhou o caminho para isso: “Para isso acontecer você precisa ir construindo, me sinto mais livre para mostrar minha real cultura. Então agora estou trabalhando em um álbum totalmente funk, completo com a minha cultura e as pessoas saberão “ok, essa é ela”. Para mim, eu entendo que todo esse momento foi apenas como a construção da base para eu realmente apresentar minha cultura”.