Um novo mutirão de consultas pré-cirúrgicas infantis aconteceu em Londrina nesta quarta-feira (11), no Hospital Zona Sul, garantindo atendimento para 105 crianças entre 2 e 11 anos. A unidade, administrada pela Fundação Estatal de Atenção à Saúde do Paraná (Funeas), é uma referência na região Norte do Estado, sendo responsável por uma média de atendimento de 3 mil pessoas por mês.
Os profissionais elencados para o mutirão são especialistas em otorrinolaringologia e cirurgia infantil, e a ação contou também com uma equipe multiprofissional altamente qualificada. Além das consultas, a unidade organizou várias ações internas em comemoração ao Dia das Crianças, proporcionando um ambiente acolhedor com recreação, decoração temática infantil, cama elástica, brinquedos, pinturas e distribuição de doces na saída do atendimento.
“Esse é um processo importante, que viabiliza maior fluxo assistencial e garante que nenhum paciente fique desassistido. No caso das crianças, a sensibilidade é ainda maior e o Governo do Estado tem realizado grandes esforços para atingir esse público”, avaliou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
“Nosso objetivo é expandir o número de mutirões em diversos pontos do Estado para promover um avanço significativo no panorama cirúrgico e assistencial do Paraná”, reforçou o diretor-presidente da Funeas, Marcello Machado.
Na última semana, o hospital realizou o primeiro mutirão de cirurgias infantis de sua história, com 22 procedimentos realizados. O HZSL atende a média complexidade e é parte integrante de quatro linhas de cuidados prioritários da Sesa: saúde mental, saúde do idoso com cuidados paliativos, pós-covid-19 e cirurgias eletivas. O hospital oferece atendimento em diversas especialidades, incluindo clínica geral, cardiologia, pneumologia, vascular, psiquiatria, infectologia, nefrologia e pediatria.
A estrutura do hospital é composta por 115 leitos, sendo 75 enfermarias (incluindo 10 exclusivos para atendimento psiquiátrico), 26 leitos cirúrgicos e 14 leitos pediátricos. Além disso, a unidade é referência para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e o Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma (Siate).
O HZSL realiza aproximadamente 600 procedimentos cirúrgicos por mês, com cerca de 120 procedimentos cirúrgicos pediátricos, dos quais 70 são relacionados à otorrinolaringologia.