Internet banda larga que vai levar conectividade para escolas, unidades de saúde, justiça e praças públicas. É o que prevê a Infovia 01, inaugurada nesta segunda-feira (7), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Santarém, no Pará.
A Infovia 01 vai atender cerca de três milhões de pessoas, ao longo de mais de mil quilômetros de fibra óptica. Ela faz parte do programa Norte Conectado, ligando as cidades de Santarém, no Pará, e Manaus, Amazonas. No trecho, a infovia vai passar por 11 municípios, em cabos de fibra óptica subfluvial, por dentro dos rios.
De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o projeto leva internet de qualidade para serviços públicos, mas também vai ser utilizado pelas operadoras privadas de internet.
Ao todo, o programa Norte Conectado prevê oito infovias como a 01, que vão totalizar 12 mil quilômetros. Antes de inaugurar a infovia, o presidente Lula visitou a primeira unidade básica fluvial de saúde do país, o Navio Hospital Escola Abaré. Durante a visita, o presidente Lula conversou com pessoas que já receberam atendimento de forma virtual.
A partir da embarcação, a comunidade recebe atendimentos clínicos de odontologia e vai ter um dos pontos de inclusão digital para atendimentos em telessaúde, por meio da Infovia 01.