Os Jogos de Aventura e Natureza, criados pelo Governo do Paraná, trarão a Curitiba neste fim de semana a Curitiba a segunda etapa da Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2023. A competição acontece no Parque Náutico e deverá ter a participação de mais de 300 atletas, entre eles, Igor Alex Tofalini, atual campeão mundial de paracanoagem.
O campeonato tem o apoio do Governo do Estado e da prefeitura de Curitiba e é organizado pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa). Para Tiago Campos, diretor de Inovação e Incentivo ao Esporte, da secretaria estadual do Esporte, a Copa Brasil vem ao encontro dos objetivos dos Jogos de Aventura e Natureza, que foram criados para atrair grandes eventos esportivos ao Paraná, divulgar as belezas do Estado, fomentar o turismo e aquecer a economia regional.
“Estamos bem animados com essa competição logo no começo da edição 2023 dos Jogos de Aventura e Natureza. Vai ajudar a esquentar a programação dos nossos Jogos”, disse Campos. Oficialmente, os Jogos de Aventura e Natureza começam em junho, pela na região de Londrina. Nesta edição, serão mais de 50 modalidades.
O evento marca o retorno da canoagem brasileira a Curitiba, após cinco anos. Além do número de atletas, esta etapa da Copa Brasil ajuda a definir o 1º Ranking da Canoagem Velocidade e Paracanoagem, que somará os pontos da primeira etapa, juntamente com os pontos do Campeonato Brasileiro do ano de 2023, em todas as categorias.
Haverá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Canoagem Brasileira, em todos os dias de provas do evento.
CASA DA CANOAGEM – O presidente da CBCa, Rafael Girotto, destaca o apoio e parceria do Governo do Estado. “Estamos satisfeitos que o evento aconteça em Curitiba, pois aqui é uma das casas da canoagem brasileira, onde nossa sede administrativa se encontra. A volta desse evento é motivo de bastante alegria, promete muito”, afirma Girotto.
Atual campeão mundial de paracanoagem, Igor Alex Tofalini, pretende dar em Curitiba mais um passo rumo ao sonho: os Jogos Paralímpicos de Paris, em 2024. “Minha participação no mundial foi muito positiva, ter sido campeão mundial é resultado de trabalho e dedicação”, diz ele. “A expectativa para esse fim de semana é positiva, espero um bom desempenho, estou treinando bastante”, afirmou.
Os 5 primeiros atletas de cada classe pontuarão da seguinte maneira: 5 pontos para o 1º colocado; 4 para o 2º colocado; 3 para o 3º colocado; 2 para o 4º colocado; 1 ponto para o 5º colocado.
PROGRAMAÇÃO
25/05 – 08:00 às 18:00 – Classificação funcional. 18:00 às 19:00 – Reunião técnica.
26/05 – 07:00 às 18:00 – Provas de 1000m e 500m
27/05 – 07:00 às 18:00 – Provas de 500m e 200m
28/05 – 07:00 às 18:00 – Provas de 200m
Confira:
CAMPEONATO ESTADUAL – Paralelamente à Copa Brasil, acontece O Campeonato Estadual de Canoagem. Será utilizada a mesma estrutura de prova da Copa Brasil para definição dos melhores atletas paranaenses, aproveitando as tomadas de tempo de todos na fase “classificatória”, exclusivamente nas distâncias e embarcações olímpicas e paralímpicas.
Todos os atletas paranaenses que estiverem devidamente cadastrados à fase inicial das respectivas categorias previstas na Copa Brasil de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, independentemente da faixa etária, estarão automaticamente participando do Campeonato Paranaense de Canoagem Velocidade de 2023.
Encerrada a fase classificatória, o comitê organizador deverá separar os atletas paranaenses dos demais atletas brasileiros e, de acordo com os tempos conquistados na pista, formatar a ordem de chegada com a qual serão declarados oficialmente os campeões
paranaenses, sem prejudicar em nada a organização do evento nacional.
Os campeões poderão somar os pontos para o programa do Governo do Estado Geração Olímpica e Paraolímpica 2024.