Os estudantes que venceram as competições de taekwondo, natação, judô, tênis de mesa e ginástica rítmica neste domingo (04), em Pato Branco, nas finais da 70ª edição dos Jogos Escolares do Paraná (JEPS), vão representar o Paraná nos Jogos da Juventude. A competição nacional é promovida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), e será em João Pessoa, na Paraíba, de 13 a 28 de novembro de 2024.
Os Jogos Escolares são promovidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Esporte (SEES), em parceria com o município de Pato Branco, a Secretaria Estadual da Educação (SEED) e os Núcleos Regionais da Educação. Todos os resultados individuais podem ser acessados AQUI.
A judoca Ana Mares da Costa, do Colégio Estadual Euzebio da Mota, de Curitiba, levou o ouro no meio-pesado (até 63kg) vencendo suas três lutas. Há doze anos na modalidade, Ana coleciona títulos, entre eles o de campeã nacional nos Jogos da Juventude. A atleta também foi convocada para a disputa do Campeonato Mundial Sub-18, em Lima, no Peru, de 28 de agosto a 01 de setembro.
Já na ginástica rítmica, as premiações contemplam campeãs individuais por aparelhos bola e maças e a campeã (1ª divisão) e aparelho bola e campeão geral (2ª divisão), além das melhores ginastas paradesportivas. Na 1ª divisão, Toledo conseguiu o ouro, com o Colégio Cívico Militar Moraes Rego, e o bronze, com o Colégio La Salle. A prata ficou para o CE Luarlindo Dos Reis Borges, de Pinhais.
Na segunda divisão, o título foi para o Colégio Paraná, de Maringá, com o CE Paulo Alberto Tomazinho, de Umuarama, e o Colégio Tistu, de Curitiba, na segunda e terceira colocações, respectivamente. Já na ginástica rítmica paradesportiva as disputas acontecem somente no individual e a EMEE APAE Santa Rita, de Londrina, todas as medalhas do individual geral e nos aparelhos fita e arco.
TÊNIS DE MESA – No feminino, Laura Souza, do Colégio Integração de Ponta Grossa, brilhou mais uma vez no tênis de mesa. Aos 15 anos, Laura celebra seu segundo título consecutivo nos JEPS. No masculino, Guilherme Rodrigues, do Colégio Axia de Maringá, também conquistou o bicampeonato dos JEPs na categoria de 15 a 17 anos. Feliz com a medalha de ouro, Guilherme vê essa conquista como um passaporte para competir em nível nacional, onde enfrentará os melhores do Brasil.
Para Emerson Gerônimo, vice-presidente da Federação de Tênis de Mesa do Paraná, o crescimento da modalidade é evidente. “Estou envolvido com os Jogos Escolares desde 1986, e posso garantir que crescemos e melhoramos muito, tanto em infraestrutura quanto em organização, o que resultou na melhoria do nível técnico dos nossos competidores”, afirmou acrescentando que os JEPs pode ser considerado um dos melhores eventos esportivos do País.
NATAÇÃO – A primeira modalidade a definir um pódio foi a natação. Na prova dos 800 metros, Isabelly Sinnott, de Curitiba, ficou com o ouro, seguida por Maria Eduarda Targat, de Foz do Iguaçu, com a prata, e Milena Prado, de Cascavel, com o bronze. “Nasci com sérios problemas pulmonares que exigiram cuidados especiais. Comecei a nadar logo aos seis meses por exigência médica”, contou Isabelly. “A natação não só melhorou minha saúde, como também me tornou uma campeã”.
TAEKWONDO – Com participação total de 89 alunos atletas, o taekwondo começou sábado (03), primeiro dia de competições dos JEPS, em Pato Branco. Gabriel Silveira Borges, de 16 anos, do Colégio Vicentino Nossa Senhora das Graças, em Pato Branco, conquistou o primeiro lugar no poomsae e tem uma caminhada de vitórias no esporte.
“Já tem cerca de sete anos que treino taekwondo. A primeira aula que fiz foi experimental porque meu primo fazia e eu fui junto. Quando eu cheguei lá, participei da aula e o mestre falou que eu deveria participar do campeonato no próximo fim de semana. Foi aí que eu comecei, já ganhando este campeonato e não parei mais de competir”, conta .
BOCHA – A modalidade bocha adaptada foi realizada no primeiro dia de competições dos JEPS de Pato Branco e já chegou ao fim. Os jogos aconteceram no Largo da Liberdade e os alunos atletas de Foz do Iguaçu e Prudentópolis se destacaram nas três categorias de 14 a 17 anos.
Confira os campeões:
Individual BC2 masculino
1° lugar: Luan Henrique Charney – Escola Espaço Vida (Prudentópolis)
2° lugar: Adrian Henrique da Silva Costa – ACDD (Foz do Iguaçu)
3° lugar: Eduardo Arrigo Aquino – ACDD (Foz do Iguaçu)
Individual BC2 feminino
1°lugar: Gilvana Hravil Yuk – Escola Espaço Vida (Prudentópolis)
Individual BC3 misto
1° lugar: Willian David Espinola Dionísio – ACDD (Foz do Iguaçu)
2° lugar: Adrian Alexandre Berle Natal – ACDD (Foz do Iguaçu)
As competições continuam até o dia 10 de agosto. Veja a programação:
05/08 – Ciclismo (Parque da Pedreira / 50m da sub estação da COPEL)
05 e 06/08 – Atletismo (Pista de Atletismo UTFPR)
05 e 06/08 – Xadrez (Centro de Tradições Gaúchas Tarca Nativista)
05 a 08/08 – Futsal (Ginásio De Esportes Dolivar Lavarda / Ginásio do SESC)
05 a 08/08 – Futsal Paradesportivo (Ginásio Da Escola Municipal Antonio Cadorin / Ginásio do SESC)
05 a 08/08 – Vôlei (Ginásio da AFIPE)
05 a 09/08 – Basquete DI (Ginásio de Esportes Colégio Mater Dei / Ginásio do Bairro Menino Deus)
05 a 10/08 – Basquete (Ginásio do Sesi / Ginásio do Bairro Menino Deus)
05 a 10/08 – Handebol (Ginásio Poliesportivo Do Bairro Industrial / Unidep – Centro Universitário De Pato Branco)
06 a 08/08 – Vôlei de Praia (Praça Poliesportiva Vitório Vicente Viero)
06 a 09/08 – Badminton (Ginásio da UTFPR)
08 a 10/08 – Skate (Colégio Estadual de Pato Branco)