O Batman, sem a menor dúvida, é um dos personagens mais icônicos do mundo dos quadrinhos, animações e filmes. Afinal, mesmo que alguém não goste da mídia de super-heróis e não saiba nada sobre ela, com toda a certeza conhece o Batman.

Esse personagem ficou muito mais conhecido graças a sua série animada, que foi lançada no ano de 1992. Essa série foi a antecessora das grandes animações da DC Comics.

O personagem foi parte da infância de muitas crianças dos anos 90 e início dos anos 2000, bem como as séries “Justice League” e “Justice League: Unlimited”, no Brasil, sendo conhecidas por suas respectivas traduções, “Liga da Justiça” e “Liga da Justiça Sem Limites”.

O Batman, ao contrário de outros personagens da editora, possui algumas ótimas adaptações para as telas de cinemas em filmes live-action, tais como, a trilogia de “Batman: Cavaleiro das Trevas” e “The Batman”, último filme lançado do herói.

Contudo, o verdadeiro destaque da DC nas adaptações são as animações, sendo várias delas de ótima qualidade até mesmo a ponto de competir com grandes filmes. E caso você já tenha visto alguma das animações da DC Comics, em seu áudio original na língua inglesa, você se lembra muito bem da maravilhosa voz que dubla o personagem.

A lenda Kevin Conroy

Muitas pessoas não reconhecem o nome Kevin Conroy, entretanto, ao mesmo tempo, como dito, se assistiu qualquer animação que contém o Batman, em seu áudio original, você sem dúvidas já ouviu a voz de Conroy.

Kevin Conroy, nascido em 1955, é a voz do Batman. Em todas as suas adaptações para as animações, onde se necessita de um dublador, Conroy foi a grave, ameaçadora e sofrida voz do personagem, desde sua primeira adaptação em 1992 para “Batman: The Animated Series”.

Desde então, tem sido Conroy que o responsável pela dublagem do personagem, para qualquer adaptação. Contudo, o ator veio a falecer em 2022, aos 66 anos. Mas seus colegas não deixaram de prestigiar o grande amigo e excelente profissional que Conroy foi, marcando a infância de muitos.

Em entrevista para a CBR, os produtores e co-roteiristas da série de 92, Paul Dini e Alan Burnett, comentaram sobre o amigo e como ele influenciou a nova série em quadrinhos “Batman: The Adventures Continue”. Confira a tradução de alguns momentos:

“Acho que o maior presente que Kevin nos deu como criadores, ou a mim e Alan, é que sempre que escrevemos o personagem agora, pelo menos para mim, sua voz reverbera em minha cabeça”, Paul comenta.

“Bem, ele é uma das poucas pessoas que nunca … Nunca houve um problema com ele sobre nada. Ele estava pronto para tentar qualquer coisa que jogássemos neles. Acho que essa é uma das coisas que eu amava nele. E sua voz, que eu descrevi como extraordinariamente poderosa e calorosa ao mesmo tempo”, Alan fala sobre o amigo.

Com toda a certeza, Conroy marcou a vida de muitos dos amantes do personagem, de certa forma, ditando como a voz do famoso detetive deveria soar. Se algum dia ouvir o grave tom de voz de Bruce Wayne ao falar, saiba que foi Kevin Conroy quem deu vida a este personagem.



Via R7.com