Home Tecnologias Lula entrega Ordem Nacional do Mérito Científico aos destaques da área

Lula entrega Ordem Nacional do Mérito Científico aos destaques da área


Uma honraria foi negada, no governo anterior, à médica sanitarista Adele Benzaken, que deveria receber a Ordem Nacional do Mérito Científico, pela contribuição à ciência, no Brasil. Em um ato de reparação histórica, o governo concedeu a ela, nesta quarta-feira (12), a medalha, durante a cerimônia de retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, em Brasília. 

Após receber a condecoração do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Adele Benzaken foi agraciada e comemorou o reencontro com “um novo país”. 

Após homenagear dezenas de cientistas e instituições, o presidente Lula destacou a atuação dos pesquisadores no Brasil e declarou a volta da ciência. 

Presente no evento, que também marcou a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, a Ministra da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos disse que a ocasião é um ato de desagravo aos profissionais da ciência, no país. 

Adele Benzaken, que teve a condecoração negada em 2021, foi demitida do Ministério da Saúde, na época, depois de publicar material sobre a prevenção de doenças entre homens trans. Também recebeu a condecoração nesta quarta, o infectologista Marcus Vinícius Lacerda, que constatou, após estudos, a ineficácia da cloroquina no tratamento da covid-19. Ele também teve a homenagem negada o governo passado. 

Ainda na cerimônia, no Palácio do Planalto, o presidente Lula assinou o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que está prevista para o primeiro semestre do ano que vem. 

 



Via Fonte

Sair da versão mobile