Acontece nesta semana o lançamento da série “Griôs do Leão: Os Nomes da Nossa Tradição”, que irá resgatar a memória e a importância cultural do centenário Maracatu Nação Leão Coroado de Olinda.
Os 10 episódios, dirigidos pela documentarista e historiadora Karen Aguiar, falam do protagonismo e do legado de personagens históricos do grupo cultural, fundado há 161 anos e um dos mais antigos em atividade no Brasil. Karen, que também é Batuqueira-regente no Maracatu, escolheu personagens que são referência não só para a manifestação cultural, mas para a comunidade berço do Leão Coroado.
“No Leão Coroado somos criados por eles, aprendemos com eles. Luiz de França, Dona Santa, Afonso, Janete e tantas outras são os nomes de nossos mestres e mestres. Cresci colhendo os frutos das árvores que foram plantadas antes do meu nascimento. Aprendi com os mais velhos, aprendi sobre os antepassados e hoje faço o que faço e sou quem sou por causa deles. Os Griôs.”
No primeiro episódio que será disponibilizado, Karen nos apresenta Dona Santa, nascida em 1877, e que durante sua trajetória de vida colocou em prática a vocação de preservar e transmitir as histórias, conhecimentos, canções e ritos do maracatu.
“Dona Santa antecedeu as mulheres que estão à frente dos maracatus hoje em dia, e trilhou o caminho para que pudéssemos continuar. Muito sábia, marcou e fez história nas tradições do Maracatu Elefante e Maracatu Leão Coroado.”
O Maracatu Leão Coroado é um patrimônio cultural imaterial de Pernambuco, reconhecido como Patrimônio Vivo do estado desde 2005.
Os episódios da série serão lançados ao longo deste semestre e ficarão disponíveis no canal youtube.com/maracatuleaocorado